Fatos em vez de falsos: séries online garantem democracia em Barnim!
Em 9 de outubro de 2025, o KVHS Barnim oferecerá uma série de eventos online gratuitos sobre notícias falsas e alfabetização midiática na democracia.

Fatos em vez de falsos: séries online garantem democracia em Barnim!
Na era da sobrecarga de informação digital, torna-se cada vez mais importante manter uma visão geral. A série VHS “FactsSafe for Democracy” é especializada exatamente nisso. Alto barnim.de O Centro de Educação de Adultos do Distrito de Barnim oferece oito eventos online emocionantes que são organizados em colaboração com várias associações de centros de educação de adultos. Aqui os participantes podem conhecer de perto os jornalistas da ARD e interagir diretamente com eles.
Os temas são diversos e vão desde uma introdução à apuração de fatos até dicas claras para combater notícias falsas. Mais informações sobre os extensos arquivos ARD completam a oferta. O que chama a atenção é que a participação nestes eventos é gratuita e pode ser feita no conforto da sua casa. A inscrição é possível através do site KVHS Barnim.
Notícias falsas em foco
A necessidade de tais eventos é apoiada pelos resultados de um estudo atual da Universidade Internacional IU. Assim, 89,9 por cento dos inquiridos consideram as notícias falsas uma séria ameaça à democracia e à liberdade. Este inquérito representativo entrevistou 1.999 pessoas com idades entre os 16 e os 65 anos e mostra que 71,8 por cento dos participantes afirmam que a sua confiança nos meios de comunicação social diminuiu devido às notícias falsas. IU.de documentos que muitas pessoas também temem que as suas opiniões ou decisões de voto possam ser influenciadas pela desinformação.
Um ponto alarmante no estudo é que 30,9% dos entrevistados classificam aplicativos de IA como o ChatGPT como confiáveis, enquanto 64,1% suspeitam de deepfakes. Isto mostra que é necessário um certo nível de ceticismo em relação às novas tecnologias para não cair na armadilha da desinformação.
O papel da alfabetização midiática
De acordo com isso bpb.de As notícias falsas são menos difundidas do que muitas vezes se supõe, mas são particularmente populares em certos círculos. Um tratamento consciente e crítico da informação torna-se, portanto, cada vez mais importante. A literacia mediática é vista como uma abordagem fundamental para combater notícias falsas e inclui a capacidade de questionar criticamente o conteúdo e distingui-lo de informação fiável.
As origens do debate sobre notícias falsas remontam à eleição de Donald Trump em 2016 e ao referendo do Brexit, onde informações não confiáveis foram frequentemente espalhadas por atores mal-intencionados. O aumento do interesse neste tópico também é evidente nas ofertas de formação e educação continuada, como a série “Fact Safe for Democracy”. Não só o conhecimento é transmitido aqui, mas também combatemos ativamente a propagação de desinformação.
Os numerosos eventos VHS são, portanto, uma oferta valiosa para quem deseja orientar-se melhor na selva da informação e da desinformação. Dados os desafios actuais, é essencial adquirir uma base sólida de literacia mediática – porque o bem-estar da democracia está nas mãos de um público bem informado.