Berlim adormece: 24 línguas, 55 vozes – uma canção para a noite!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um novo projeto de Berlim está coletando canções de ninar em 24 idiomas para preservar o patrimônio cultural. Junte-se a nós até o final de 2025!

Ein neues Berliner Projekt sammelt Schlaflieder in 24 Sprachen, um kulturelles Erbe zu bewahren. Mitmachen bis Ende 2025!
Um novo projeto de Berlim está coletando canções de ninar em 24 idiomas para preservar o patrimônio cultural. Junte-se a nós até o final de 2025!

Berlim adormece: 24 línguas, 55 vozes – uma canção para a noite!

Um projecto muito especial criou agora raízes em Berlim: um projecto impressionante para recolher e arquivar canções de embalar está a ser lançado sob o título “Berlim adormece”. Com uma população diversificada que abrange mais de 170 nações, esta iniciativa não é apenas uma experiência cultural, mas também uma valiosa contribuição para a preservação do património cultural imaterial. Desde fevereiro de 2025, pessoas de toda a cidade puderam cantar suas canções de ninar e participar desta maravilhosa coleção. Alto n-tv Até à data, foram recolhidas canções de embalar em 24 línguas diferentes, incluindo africâner, árabe, inglês, alemão, japonês, espanhol e turco.

O projeto permite que qualquer pessoa grave canções de ninar no conforto da sua casa por meio de uma ferramenta online. Essas músicas não são apenas melodias, mas conectam gerações e oferecem conforto e segurança. Instrumento do Ano sublinha que, em certo sentido, trata-se de recolher o “rico tesouro das canções de embalar” e torná-las acessíveis às gerações futuras no Museu Etnológico de Berlim.

Preservar um patrimônio cultural

O “Ano da Voz”, proclamado pelos conselhos estaduais de música, deu impulso adicional ao projeto. A iniciativa não só promove o canto nas famílias, mas também contribui para a diversidade cultural da cidade. De acordo com isso Conselho Estadual de Música de Berlim Esta coleção colorida será arquivada a longo prazo e disponibilizada na plataforma online Endangered Languages ​​​​Archive.

Até agora, 55 participantes participaram das sessões de gravação anteriores. O que é particularmente impressionante é que a língua alemã é representada com o maior número de inscrições, com apenas quatro músicas sendo enviadas duas vezes. A próxima oportunidade de contribuir com uma canção de ninar pessoal será no dia 28 de junho de 2025, durante a Longa Noite da Ciência. Workshops e concertos que decorrem ao longo do ano irão ainda apresentar as canções recolhidas e proporcionar-lhes um enquadramento digno.

Esta iniciativa ilustra de forma impressionante como a música liga culturas e preserva a memória colectiva de uma cidade. Talvez existam canções de ninar inesquecíveis em seu círculo de amigos que valem a pena adicionar ao nosso moderno baú de tesouros culturais!