Brandenburg em preocupação: 345 Posições de ensino caem - e agora?

Brandenburg em preocupação: 345 Posições de ensino caem - e agora?
Lehnin, Deutschland - Em Brandenburg, em breve será muito turbulento no sistema escolar. Com o novo orçamento do estado, existem 345 posições de ensino à beira e isso já desencadeou muita emoção. O diretor e os professores enfrentam um desafio difícil, porque os preparativos para o próximo ano letivo são tudo menos suaves. A partir de fevereiro de 2026, os professores também devem ensinar uma hora a mais por semana, causada por muitos sentimentos. A CDU vê um caminho para o "Fiasko", como enfatiza no Comitê de Educação. O ministro da Educação, Steffen Freiberg, do SPD, vê a situação como um desafio, mas contesta cortes maciços, embora as preocupações não estejam sem ar.
A escola primária e abrangente em Lehnin é particularmente afetada, onde dois professores urgentemente necessários não podem ser interrompidos. Como resultado, a escola poderia alcançar uma "saliência" de 90 aulas. O diretor Dirk Lenius fala de "agitação" e um "humor tenso" entre os professores. Além disso, o clima político impede muitos diretores de expressar suas preocupações por medo de desvantagens profissionais. A política da CDU, Kristy Augustin, alerta que, apesar de todo o Ministério da Educação, os alunos podem ser afetados por mais ensino e aumento da licença médica dos professores. A capa da barra horária é a principal prioridade, mas restrições a ofertas adicionais importantes, como lições de transportadoras e todos os dias de dia, não são excluídos. rbb24 Relata que essas preocupações podem ser o país de feltro.gargalos financeiros e protesto
É assim que o orçamento planejado para Brandenburgo não fornece novos empregos para os professores. Isso não apenas desencadeou protestos entre os professores, mas também com os alunos que temem por sua educação. No entanto, o governo do estado quer investir mais dinheiro na educação - pelo menos 300 milhões de euros por ano são planejados. Mas esse impulso financeiro é acompanhado pela exclusão de 50 milhões de euros para os salários dos professores. Nos próximos anos escolares, os números dos professores devem cair de 20.800 para 20.542 e, finalmente, para 20.442. moz.de Revestir os que são cortados.
A oposição do Parlamento do Estado, representada pela AFD e CDU, levanta o alarme e os temores de que a perda das lições continue a aumentar. Mais de 1.000 professores já foram contratados para o próximo ano letivo ou têm um compromisso, mas ainda não há sinais de uma sobrecarga possível dos professores. No ano letivo de 2023/2024, quase 1,7 milhão de aulas tiveram que ser representadas, das quais mais de 300.000 horas permaneceram sem substituição.
O futuro da educação em Brandenburgo
O governo de Brandenburgo tenta enfrentar os desafios através desses cortes. Há sugestões para reduzir a carga de trabalho dos professores - por exemplo, por menos atividades fora das aulas e uma redução no trabalho de aula ou nas negociações dos pais. Mas os pais estão preocupados com os efeitos sobre os alunos, principalmente sobre a conseqüência negativa esperada através de menos contato com os professores. tagess e tageschau
Uma situação muito delicada que levanta muitas questões. O diretor Dirk Lenius espera o planejamento para o próximo ano letivo em breve - e esse é provavelmente o desejo de muitos na paisagem educacional de Brandenburg. O tempo está funcionando e, se uma solução não for encontrada em breve, as consequências para estudantes e professores poderão ser dramáticas. Um bom talento para o planejamento orçamentário agora é necessário para não levar o sistema educacional para o Bredouille.
Details | |
---|---|
Ort | Lehnin, Deutschland |
Quellen |