Brandemburgo rejeita um centro conjunto para refugiados em Oranienburg

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Brandemburgo não está a planear um centro conjunto de refugiados com Berlim em Oranienburg. Desenvolvimentos atuais e informações básicas aqui.

Brandenburg plant kein gemeinsames Flüchtlingszentrum mit Berlin in Oranienburg. Aktuelle Entwicklungen und Hintergründe hier.
Brandemburgo não está a planear um centro conjunto de refugiados com Berlim em Oranienburg. Desenvolvimentos atuais e informações básicas aqui.

Brandemburgo rejeita um centro conjunto para refugiados em Oranienburg

Em Brandemburgo, atualmente não há planos para um centro de chegada conjunto com Berlim em Oranienburg. Na segunda-feira, o Ministério do Interior em Potsdam rejeitou firmemente as reportagens relevantes dos meios de comunicação social que sugeriam tal medida. Uma porta-voz deixou claro que “tal projeto não está sendo planejado atualmente”. rbb24 relatado.

Estas declarações surgem depois de os meios de comunicação berlinenses “Berliner Morgenpost” e “Berliner Kurier” terem noticiado planos para construir um centro de chegada com até 3.000 lugares num prado perto de Oranienburg. Os custos operacionais desta instalação poderiam ser reduzidos para menos de 100 milhões de euros por ano - um terço dos custos em comparação com o actual centro de refugiados no local do antigo Aeroporto de Tegel, que em breve terá de ser transferido porque a Urban Tech Republic será construída lá.

Diferenças políticas e desafios financeiros

Berlim e Brandemburgo enfrentam o desafio de encontrar soluções para o número crescente de refugiados. Um centro de chegada conjunto em Oranienburg foi levantado como uma possibilidade nas discussões políticas, sabendo muito bem que o local do antigo hospital psiquiátrico Karl Bonhoeffer em Reinickendorf já tinha sido rejeitado porque seria demasiado pequeno para tal projecto. A coligação CDU e SPD bloqueia atualmente mais de 300 milhões de euros no orçamento suplementar que se destinava a um novo centro de chegadas no aeroporto de Tegel. O custo total de quase mil milhões de euros em cinco anos ainda está em discussão Correio de Berlim informado.

Na procura de alternativas, as pessoas vêem agora um grande potencial no prado perto de Oranienburg, embora o acordo político relativamente à implementação permaneça controverso. Embora a CDU esteja aberta à ideia, o SPD está bastante cético. No entanto, esta opção seria interessante para os refugiados em Berlim, uma vez que o centro de chegada poderia, na verdade, funcionar aqui de forma mais económica.

O propósito dos centros de chegada

Os centros de chegada são fundamentais para o processo de asilo na Alemanha. Proporcionam um ponto de acesso central para os requerentes de asilo, onde são realizadas todas as etapas necessárias, como exames médicos, recolha de dados pessoais, pedido e integração. Estes processos são cruciais não só para os requerentes, mas também para as autoridades envolvidas, que trabalham em conjunto de forma eficiente através da gestão integrada dos refugiados, como o site do Serviço Federal para a Migração e os Refugiados BAMF explicou.

Estes centros de chegada não só processam o pedido de asilo, mas também fornecem orientação inicial sobre as novas condições de vida, incluindo acesso a cursos de línguas e integração, bem como apoio da agência de emprego. Isto é particularmente importante para proporcionar aos requerentes de asilo um bom começo na sua nova vida.

Resta saber como se desenvolverão as negociações políticas e se a localização de Oranienburg se tornará uma realidade para os refugiados que irá acolher num futuro próximo ou se terão de ser encontradas outras soluções.