Regiões ecomodelo de Brandemburgo: Envie ideias para um futuro orgânico agora!
Brandemburgo está à procura de conceitos para novas regiões ecomodelo para promover alimentos orgânicos regionais - prazo de submissão a partir de 5 de janeiro de 2026.

Regiões ecomodelo de Brandemburgo: Envie ideias para um futuro orgânico agora!
Em Brandeburgo, há actualmente muito trabalho a ser feito num plano de acção ecológica que prevê a criação de novas regiões eco-modelo. O objectivo não é apenas melhorar a oferta regional de alimentos biológicos, mas também aumentar as vendas e promover a valorização dos produtos biológicos locais. Duas regiões modelo estão atualmente ativas em Brandemburgo - em Havelland e em Prignitz-Ruppin, onde o foco está em frutas e vegetais orgânicos regionais, bem como em soluções logísticas. Mas há novidades: a partir de janeiro de 2026, poderão ser apresentados conceitos para uma terceira região ecomodelo. Este relatório Diário da cidade on-line.
Para promover a gestão regional, o Ministério da Agricultura de Brandemburgo providenciou o patrocínio de um parceiro principal. Um ponto positivo absoluto desta iniciativa é que o financiamento pode ser concedido como financiamento integral ou como subvenção até 100% das despesas elegíveis. Isto cria um incentivo significativo para tomar as medidas necessárias para implementar cadeias de valor sustentáveis no setor biológico. As oportunidades de financiamento decorrem até Dezembro de 2028 e espera-se que a gestão regional continue para além deste período.
Fase de submissão e informações online
A componente temporal é particularmente importante: O período para apresentação dos conceitos é entre 5 e 11 de janeiro de 2026. Neste contexto, os requisitos não devem deixar de ser mencionados: Os conceitos devem incluir um ponto de partida claro, o objetivo de desenvolvimento, as atividades planeadas e os parceiros de cooperação. Quem quiser saber mais sobre as oportunidades de financiamento tem a oportunidade de participar de um evento online no dia 12 de novembro. Qualquer pessoa interessada pode obter informações completas aqui.
Com esta iniciativa, o Ministério da Agricultura mostra claramente que tem uma boa mão na promoção da economia biológica regional. E não só isso: também está sendo dado um grande passo em direção à consciência sustentável na sociedade.
Ao promover e expandir as cadeias de valor biológicas regionais, não só a agricultura local recuperará, mas a procura de alimentos sustentáveis e de alta qualidade da região também continuará a aumentar. Desta forma, o plano de ação ecológica torna-se um importante alicerce no desenvolvimento de uma economia agrícola sustentável em Brandemburgo.