Cottbus Film Festival 2025: Estônia em destaque na tela grande!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O 35º Festival de Cinema de Cottbus começa no dia 4 de novembro de 2025 com 138 filmes de 41 países, com foco na Estônia, seções diversas.

Das 35. Filmfestival Cottbus startet am 4. November 2025 mit 138 Filmen aus 41 Ländern, Schwerpunkt Estland, vielfältige Sektionen.
O 35º Festival de Cinema de Cottbus começa no dia 4 de novembro de 2025 com 138 filmes de 41 países, com foco na Estônia, seções diversas.

Cottbus Film Festival 2025: Estônia em destaque na tela grande!

O sinal de partida para a 35ª edição será dado no dia 4 de novembro de 2025. Festival de Cinema de Cottbus, que abre portas até 9 de novembro. Este ano, o foco está no país báltico da Estónia, que oferece uma vasta gama de conhecimentos sobre a arte cinematográfica estónia como parte da série "Close-Up: Estónia. Entre a História e o Presente". Os visitantes do festival podem esperar um total de 138 filmes de 41 países. O festival está claramente empenhado em apresentar de forma impressionante a diversidade e diversidade da Europa de Leste notícias diárias relatado.

Que programa! As secções a concurso incluem longas-metragens, curtas-metragens e contribuições no programa Sub-18, em que as melhores obras concorrem ao prémio principal de 15 mil euros. Novidade este ano: O “Don’t Call Me Vintage!” série, que apresenta filmes da década de 1980 sob a perspectiva feminina. Os “Cottbus Masters” serão particularmente emocionantes, pois exibirão filmes de diretores renomados que não estão na competição.

Variedade de filmes e novas seções

O festival é composto por um total de 13 secções, incluindo a secção de género popular “Midnight Madness”, que é dedicada ao cruzamento entre o terror e a fantasia. Este ano a seleção foi ligeiramente reduzida para 140 filmes para facilitar o trabalho do júri; No ano passado foram 138 filmes, mas depois de analisar a última edição, a direção do festival decidiu ajustar o número.

Os locais são uma mistura colorida e se estendem ao Teatro Estadual, ao cinema Weltspiegel, ao Kammerbühne, bem como ao centro juvenil Gladhouse e ao Obenkino. É certo que a Câmara Municipal central de Cottbus não está a ser utilizada devido a obras de renovação, mas isso não diminui a criatividade dos locais. Na noite de abertura, a produção eslovaco-checa “Duchoň” será apresentada no Grande Salão do Teatro Estatal.

Especiais para estudantes e discussões com cineastas

Há um destaque especial na quarta-feira do festival (5 de novembro): os alunos têm entrada gratuita em todas as apresentações. Isso mostra que o festival não é apenas um lugar de arte cinematográfica, mas também de educação e intercâmbio. Além das exibições, também estão previstos debates com cineastas e diversos eventos de apoio.

Curioso? O preço normal do bilhete para os filmes individuais é de 7,50 euros - tornando a visita duas vezes mais divertida! Cottbus não só celebra a arte cinematográfica, mas também oferece a oportunidade de mergulhar no mundo do cinema e conhecer a diversidade dos filmes do Leste Europeu.