Estreia de The Cunning Little Vixen: A música encontra o drama natural em Cottbus!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 27 de junho de 2025, o Cottbus State Theatre celebrará a estreia da ópera "The Cunning Little Vixen" de Leoš Janáček.

Am 27. Juni 2025 feiert das Staatstheater Cottbus die Premiere der Oper "Das schlaue Füchslein" von Leoš Janáček.
No dia 27 de junho de 2025, o Cottbus State Theatre celebrará a estreia da ópera "The Cunning Little Vixen" de Leoš Janáček.

Estreia de The Cunning Little Vixen: A música encontra o drama natural em Cottbus!

A estreia da ópera “The Cunning Little Vixen” de Leoš Janáček acontecerá no dia 27 de junho de 2025 no Cottbus State Theatre. Nesta emocionante produção, encenada por Armin Petras pela primeira vez nesta casa, o foco está no emocionante conflito entre o homem e a natureza. A história gira em torno da jovem megera Smart Head, que é capturada pelo guarda florestal e eventualmente retorna à floresta para recuperar seu lugar na natureza. Mas, como relata rbb24, a peça termina de forma trágica e aborda poderosamente a domesticação da natureza e a liberdade da vida.

A ópera de Janáček leva o público a um mundo em que as fronteiras entre humanos e animais são confusas. A jovem megera Smart Head não apenas se rebela contra seu cativeiro, ela também desperta as galinhas para a revolução e as leva à conclusão fatal de que estão mortas. Nesta respeitosa reinterpretação, o libreto, baseado numa história ilustrada de Rudolf Těsnohlídek, torna-se uma história profunda sobre as relações entre humanos e animais. Assim, como fica claro nas notas de Jean Michel Serres, esta ópera é estilizada como um conto de fadas e um mito moderno e trata do anseio de uma reconciliação entre o mundo natural e o cultural.

Uma produção extraordinária

A estreia de “The Cunning Little Vixen” é também um acontecimento importante para o Staatstheater Cottbus, pois representa não só a última estreia desta temporada, mas também a despedida do realizador Stephan Märki. Esta produção é uma questão do coração de Petras, que faz VR desde 2012 com “Katja Kabanova”, que consegue dar vida à música profunda e emocionante de Janáček através da Orquestra Filarmónica do Cottbus State Theatre sob a direção de Johannes Zurl.

O foco da produção é a atriz Anne Martha Schuitemaker, que fará uma atuação primorosa no papel da megera Smart Head. A sua apresentação é sublinhada pelas composições intensas de Janáček, conhecido pelo seu estilo fácil de compreender mas ao mesmo tempo complexo. Janáček, nascido na Morávia em 1854, é considerado um dos compositores mais destacados do período romântico tardio. A obra da sua vida foi fortemente inspirada na música folclórica, que integrou com maestria nas suas composições, o que também fica claro nesta obra, conforme explicado em Staatstheater Cottbus.

Temas de liberdade e domesticação

O tema da liberdade permeia toda a ópera como um fio condutor. Schlaukopf foi vivenciado não apenas como um animal que se defende da opressão, mas também como um símbolo do desejo humano de autonomia. Os desenvolvimentos dramáticos - desde a revolução caída até ao seu fim trágico - levantam questões que fazem os espectadores pensar. Essas facetas fazem de “The Cunning Little Vixen” uma peça comovente que vale a pena olhar com novos olhos.

Num mundo em que o equilíbrio entre o homem e a natureza se torna cada vez mais frágil, a mensagem da obra continua relevante: a liberdade e o direito à autodeterminação. Com “The Cunning Little Vixen”, o Cottbus State Theatre celebrará a última estreia desta temporada e ao mesmo tempo anunciará a entrada numa nova era com o novo diretor artístico Hasko Weber. Será emocionante ver quais impulsos ele proporcionará!