Willo Göpel: candidato da CDU às eleições para prefeito em Potsdam!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Willo Göpel, da CDU, está concorrendo às eleições para prefeito em Potsdam em 21 de setembro, depois que Mike Schubert foi eliminado.

Willo Göpel von der CDU kandidiert am 21. September für die Oberbürgermeisterwahl in Potsdam nach der Abwahl von Mike Schubert.
Willo Göpel, da CDU, está concorrendo às eleições para prefeito em Potsdam em 21 de setembro, depois que Mike Schubert foi eliminado.

Willo Göpel: candidato da CDU às eleições para prefeito em Potsdam!

O cenário político em Potsdam está prestes a mudar: ontem a CDU nomeou o líder do grupo parlamentar da cidade, Willo Göpel, como candidato para as próximas eleições para prefeito, em 21 de setembro. A decisão foi anunciada numa reunião do conselho, que o partido vê como um passo importante para oferecer uma alternativa de classe média aos candidatos de esquerda. Göpel, de 62 anos e criado em Berlim-Zehlendorf, tem uma extensa carreira jornalística, que inclui cargos na Agência de Imprensa Alemã e na ZDF. Ele também trabalha como desenvolvedor de projetos no setor imobiliário desde 1998.

“Potsdam tem de voltar a funcionar”, sublinha o candidato e anuncia que pretende dar continuidade às políticas testadas e comprovadas dos antigos autarcas Matthias Platzeck e Jörg Jakobs. Ele critica o quadro político atual e critica duramente o SPD, que, na sua opinião, não mostra capacidade de reverter a situação na cidade. Na sua opinião, é crucial comunicar de forma transparente a verdade sobre a situação financeira da cidade para que os cidadãos tenham finalmente uma imagem realista da situação.

Fundos para escolha

A eleição para autarca está agendada tendo como pano de fundo a deseleição do antigo presidente da Câmara Mike Schubert (SPD), que foi eliminado pelo povo de Potsdam num referendo em Maio de 2025. Mais de 52.000 eleitores elegíveis participaram e 36.228 votos sim excederam o quórum necessário para destituir Schubert do cargo. Os cidadãos levantaram a voz contra ele principalmente devido ao incumprimento das decisões e ao mau ambiente de trabalho na administração. Um fator decisivo foi o caso do ingresso VIP, que despertou suspeitas adicionais. Embora Schubert tenha tido a oportunidade de renunciar ao cargo mais cedo, ele não o fez e acabou deixando a decisão nas mãos dos eleitores.

Com Göpel na lista da CDU, a esperança do SPD de apoiar o seu candidato Severin Fischer, que exerce o cargo de secretário de Estado da Economia em Berlim, diminuirá. Fischer também discute uma possível candidatura. Noosha Aubel, ex-deputada para a educação, cultura, juventude e desporto, já anunciou a sua intenção, tal como a nomeação de Chaled-Uwe Said pela AfD. Os Verdes também querem manter conversações apartidárias para encontrar um candidato comum.

O caminho para a escolha

A reunião oficial da assembleia de Göpel acontecerá no dia 12 de julho, às 10h, na Escola Integrada Leonardo da Vinci. Os cidadãos interessados ​​podem votar nos candidatos e ter a oportunidade de moldar ativamente a direção política de Potsdam. Não se espera que a eleição de 21 de setembro termine com maioria absoluta, pelo que poderá haver um segundo turno em 12 de outubro. As nomeações devem ser apresentadas até 17 de julho, e todos os candidatos sem assento atual na assembleia precisarão de pelo menos 112 assinaturas de apoio para serem elegíveis para votar.

As próximas semanas e meses prometem desenvolvimentos emocionantes na política de Potsdam, que os cidadãos acompanharão com grande interesse. E quem sabe, talvez os acontecimentos políticos em breve estabeleçam novas tendências.