Cancelamento de trem em Cottbus: Como recuperar o dinheiro da sua passagem!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cottbus, 14 de julho de 2025: Cancelamento de trem devido a tempestades; A Deutsche Bahn reembolsa os custos das passagens e oferece aos passageiros informações sobre alternativas.

Cottbus, 14.07.2025: Zugausfall durch Unwetter; Deutsche Bahn erstattet Ticketkosten und bietet Pendlern Infos zu Alternativen.
Cottbus, 14 de julho de 2025: Cancelamento de trem devido a tempestades; A Deutsche Bahn reembolsa os custos das passagens e oferece aos passageiros informações sobre alternativas.

Cancelamento de trem em Cottbus: Como recuperar o dinheiro da sua passagem!

O tráfego ferroviário na área de Cottbus causou agitação em 26 de junho de 2025, quando um trem RE2 não pôde continuar sua viagem devido a graves danos na linha aérea causados ​​​​por uma tempestade. É claro que isso não afetou apenas os viajantes locais, mas também muitos passageiros que queriam chegar rapidamente a Berlim ou voltar a Cottbus. Muitos deles foram forçados a pedir táxis para continuar a viagem. Mas isto levanta a questão: o que podem os passageiros esperar em termos de compensação em tais situações?

Notícias tranquilizadoras vêm da Deutsche Bahn (DB): Se houver atrasos superiores a 60 minutos, os passageiros podem esperar uma compensação. Como o LR On-line relatado, as pessoas afetadas às vezes recebem até 50% do custo da passagem de volta. Para atrasos no transporte local ao viajar com o Bilhete Deutschland, existe uma taxa fixa de 1,50 euros por caso, mas apenas se o pagamento for de pelo menos 4 euros.

Regulamentos sobre circunstâncias excepcionais

Um detalhe importante que os viajantes devem ter em mente é que Regulamento UE 2021/782. Isto exclui a compensação em casos das chamadas circunstâncias excepcionais, e estas incluem grandes catástrofes naturais. No entanto, uma tempestade normal não se enquadra nesta categoria, o que significa que os passageiros geralmente têm direito a uma indemnização.

No entanto, antes de entrar num táxi, deverá também ter em atenção as condições específicas: a DB só reembolsará os custos do táxi se a última ligação programada à estação de destino não chegar à estação até à meia-noite sem outro meio de transporte ou se a chegada prevista for entre a meia-noite e as 5h, mas tiver um atraso superior a 60 minutos. Os custos serão reembolsados ​​até um máximo de 120 euros, mas esta opção deixará de se aplicar caso seja criado um serviço de autocarro de emergência, como foi o caso do RE2.

Direitos de condução em detalhe

É dada mais atenção aos direitos dos passageiros Ministro Federal dos Transportes, que resume os direitos mais importantes dos passageiros no transporte ferroviário. Isto inclui, entre outras coisas, informações sobre ligações, bem como uma forma rápida e fácil de apresentar uma reclamação, que pode ser apresentada no prazo de três meses após a viagem. Em caso de atrasos ou cancelamentos de comboios, os passageiros têm direito à informação e, se necessário, podem contar com assistência para solicitar uma indemnização.

Nestes tempos turbulentos, os passageiros e viajantes só podem manter a calma e estar bem informados. A Deutsche Bahn e os direitos aplicáveis ​​dos passageiros existem para apoiar os viajantes em situações excepcionalmente difíceis. Seja de trem, ônibus ou táxi – é importante que você tome as medidas corretas e esteja ciente dos seus direitos.