Grandes planos de desvio: RE2 passará por Calau para Cottbus a partir de 2026!
Mudanças importantes no RE2 de Berlim para Cottbus a partir de dezembro de 2026: desvio via Calau e fechamentos adicionais.

Grandes planos de desvio: RE2 passará por Calau para Cottbus a partir de 2026!
Uma grande mudança é iminente para o expresso regional RE2, que vai de Berlim a Cottbus. Como maz-online.de informou, a rota será afetada por extensas obras de renovação até abril de 2026. Estas medidas não visam apenas melhorar a infraestrutura, mas também pretendem implicar um desvio via Calau, que entrará em vigor a partir do final de 2026.
As mudanças resultam de uma expansão de duas vias que ocorrerá entre Lübbenau e Cottbus de dezembro de 2026 a dezembro de 2027. No entanto, este encerramento completo tornará o tempo de viagem mais longo em uns bons 15 minutos, o que significa que os passageiros terão de esperar um tempo total de viagem de pelo menos 106 minutos no futuro, em vez dos 92 minutos anteriores. Apesar das reformas, a ligação horária a Cottbus permanecerá em vigor, sendo criado um serviço de autocarros de substituição ferroviária para manter a ligação.
Detalhes sobre desvio e infraestrutura
O desvio via Calau garantirá inúmeras ligações em Cottbus, incluindo Görlitz e Forst. Os passageiros de Berlim e Königs Wusterhausen beneficiarão desta nova rota, mesmo que a mudança possa inicialmente representar alguns desafios. Os Verdes da Aliança já apelam a um planeamento atempado e a testes realistas de transportes de substituição, a fim de evitar estrangulamentos e autocarros sobrelotados, como foi o caso durante encerramentos anteriores na Lusácia.
- Streckensperrung: Dezember 2026 bis Dezember 2027
- Fahrzeitverlängerung: Ca. 15 Minuten
- Neue Endhaltestelle: Dallgow-Döberitz
- Schienenersatzverkehr: Zwischen Lübbenau und Cottbus
Estes ajustes abrangentes podem significar uma mudança, especialmente para os viajantes diários. No entanto, o planeamento da Deutsche Bahn mostra que está a responder às crescentes exigências dos passageiros e a lutar por uma solução preparada para o futuro. A conexão provavelmente se tornará mais importante para os viajantes, principalmente no que diz respeito ao desvio, que oferece diversas opções de escalas.