Crise do orçamento ameaça: o administrador do distrito anuncia rigoroso curso de austeridade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O distrito de Dahme-Spreewald enfrenta uma crise financeira: o administrador distrital Herzberger anuncia poupanças e uma revisão orçamental.

Der Kreis Dahme-Spreewald steht vor einer finanziellen Krise: Landrat Herzberger kündigt Einsparungen und Haushaltsprüfung an.
O distrito de Dahme-Spreewald enfrenta uma crise financeira: o administrador distrital Herzberger anuncia poupanças e uma revisão orçamental.

Crise do orçamento ameaça: o administrador do distrito anuncia rigoroso curso de austeridade!

Atualmente existe um clima de alarme em Dahme-Spreewald. O actual administrador distrital Sven Herzberger, independente, enfrenta uma grave situação financeira. Por ocasião de um dia especializado em segurança orçamental, anunciou as poupanças necessárias e deixou claro que o distrito tinha vivido acima das suas possibilidades. O ex-administrador distrital Stephan Loge (SPD) alertou sobre uma enorme montanha de dívidas há mais de dois anos. Agora as coisas podem ficar apertadas porque as previsões para os próximos anos são preocupantes.

Prevê-se um défice de 42,6 milhões de euros para 2023 e de 59 milhões de euros para 2024. O défice total ascende a mais de 100 milhões de euros. Herzberger enfatiza a urgência de um conceito de segurança orçamental, a fim de restaurar a estabilidade financeira do distrito. “Temos que rever todas as despesas do distrito”, diz, e explica que a aprovação do conceito pelo Estado pode demorar até seis meses. Este tempo pode ser crucial para o município, uma vez que dificilmente algum dinheiro pode ser gasto durante este período - exceto em projetos juridicamente ou contratualmente vinculativos.

Conceito de segurança orçamentária na agenda

Um conceito de segurança orçamental, que está ancorado nas regulamentações municipais alemãs desde 1987, é aqui visto como a chave para a salvação. O objectivo é claro: uma reestruturação abrangente dos orçamentos municipais, que deverá ser alcançada num prazo de até dez anos. Um tal conceito deve mostrar como o défice deve ser reduzido e como podem ser evitados défices futuros. Um ponto importante aqui é a necessidade de descrever medidas para reduzir despesas e aumentar receitas. O conceito deve ser aprovado pelo Estado e nunca deve ser feito à custa do futuro, através do esgotamento de reservas.

Existe atualmente o risco de as reservas de 98,2 milhões de euros se esgotarem até 2026 se não forem tomadas medidas rapidamente. Isto pode significar que as funções voluntárias do distrito estão em perigo. Porém, Herzberger garante que não haverá demissões. Em vez disso, outras medidas, como o cancelamento do intervalo remunerado de 15 minutos para o pequeno-almoço dos funcionários e uma redução a longo prazo do número de funcionários na administração distrital, estão na agenda. Novas contratações e substituições para cargos vagos não são mais um dado adquirido.

Engajamento político e responsabilidade regional

As discussões sobre os desafios financeiros também influenciam as estruturas municipais. Na última reunião do grupo de trabalho para a família, que se reuniu em 7 de outubro, representantes das cidades, municípios, grupos parlamentares distritais e o Conselho do Pessoal estavam presentes. Nesse contexto, o ex-administrador de Loge também expressou sua decepção com os municípios que não usaram a baixa cobrança circular para a construção da escola. A responsabilidade social está fortemente sobre os ombros dos responsáveis, uma vez que as despesas com jovens e assuntos sociais não são financiadas cronicamente.

O administrador do distrito Herzberger pediu a fortalecer economicamente a região. Para conseguir isso, as licenças devem ser processadas mais rapidamente. Mas ele permanece realista e não espera muito apoio do governo estadual ou federal. Nesta situação desafiadora, fica claro que todos os atores são necessários para definir o curso para um futuro financeiro sólido.