Pouso de emergência em BER: avião da Easyjet retorna em segurança após colisão com pássaros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2 de julho de 2025, um avião da Easyjet com 141 passageiros teve que voltar atrás após uma colisão com pássaros no aeroporto BER. Todos os ocupantes permaneceram ilesos.

Am 2. Juli 2025 musste eine Easyjet-Maschine nach einem Vogelschlag am Flughafen BER mit 141 Passagieren umkehren. Alle Insassen blieben unverletzt.
Em 2 de julho de 2025, um avião da Easyjet com 141 passageiros teve que voltar atrás após uma colisão com pássaros no aeroporto BER. Todos os ocupantes permaneceram ilesos.

Pouso de emergência em BER: avião da Easyjet retorna em segurança após colisão com pássaros!

No dia 2 de julho, ocorreu um incidente incomum no Aeroporto Berlim-Brandenburg (BER). Um avião da Easyjet com 141 passageiros a bordo a caminho de Edimburgo, na Escócia, teve que voltar atrás após uma colisão com pássaros. O que aconteceu? Pouco depois da decolagem, às 18h02, a uma altitude de várias centenas de metros, a aeronave colidiu com um pássaro, resultando em danos a uma unidade do motor. Os pilotos reagiram profissionalmente e decidiram regressar imediatamente a Berlim. Onze minutos depois, às 18h13, o alarme foi disparado e o avião pousou em segurança no aeroporto às 18h35 [maz-online.de].

O corpo de bombeiros do aeroporto e vários corpos de bombeiros vizinhos, incluindo Eichwalde e Schulzendorf, chegaram rapidamente ao local. Felizmente, nunca houve qualquer perigo agudo para os presos. Todas as 141 pessoas saíram ilesas. No entanto, a questão permanece em aberto quanto à extensão dos danos causados ​​à aeronave, uma vez que tal não foi especificado nos relatórios iniciais.

O vôo e seu retorno

A partida original estava marcada para as 17h40, mas a decolagem propriamente dita foi adiada para as 18h02. A decisão dos pilotos de pousar novamente foi tomada imediatamente após a detecção do ataque com pássaros. Em comparação com outros incidentes de voo, como o da Alaska Airlines em Outubro de 2024, onde uma colisão com pássaros também levou ao regresso, é claro que tais eventos ocorrem repetidamente na aviação. As colisões com pássaros representam um sério perigo, especialmente durante a decolagem e a aterrissagem, como explica moz.de.

Neste caso específico, o tipo de aeronave era um Airbus A319, e o incidente atraiu muitos olhares e ouvidos que se reuniram em torno do aeroporto de Schönefeld. A brigada de incêndio foi rapidamente mobilizada, mas felizmente a operação foi rapidamente abortada.

Colisões com pássaros – um risco constante

As colisões com pássaros são um problema comum na aviação. Dados da Administração Federal de Aviação mostram que numerosos incidentes de colisões com pássaros ocorrem em todo o mundo – muitos dos quais felizmente não envolvem quaisquer ferimentos, mas ainda podem causar danos estruturais à aeronave. Só a FAA identificou mais de 790 espécies de vida selvagem associadas a aeronaves entre 1990 e 2023, incluindo uma variedade de espécies de aves, como observa a Aviation.Direct. É essencial que as companhias aéreas e os aeroportos tomem medidas adequadas para reduzir os riscos e treinem os seus pilotos em conformidade, para que possam reagir rapidamente em caso de emergência.

No geral, resta esperar que os passageiros da aeronave Easyjet possam em breve embarcar no voo desejado para a Escócia e que a segurança na aviação continue a ser uma prioridade máxima no futuro.