Extremismo de direita em Brandemburgo: Aumento alarmante entre os jovens!
Em Julho de 2025, o foco estará em Dahme-Spreewald: os acidentes aéreos, o aumento do extremismo de direita e os conflitos educativos estão a moldar a região.

Extremismo de direita em Brandemburgo: Aumento alarmante entre os jovens!
Actualmente, registam-se desenvolvimentos preocupantes em Brandemburgo que são de grande preocupação para a sociedade. De acordo com um relatório actual do Gabinete para a Protecção da Constituição, o número de extremistas de direita na região está a aumentar. A situação é particularmente alarmante porque muitos destes indivíduos são classificados como orientados para a violência. Este fenómeno está agora a espalhar-se amplamente, inclusive entre as gerações mais jovens. Os professores da escola primária e secundária “Mina Witkojc” em Burg relatam incidentes assustadores que vão desde saudações a Hitler até declarações racistas e homofóbicas. A “carta de fogo” escrita anonimamente pelos professores Laura Nickel e Max Teske destaca o sentimento de impotência entre os professores. Só depois de estes incidentes terem sido descobertos é que a direcção da escola reagiu e apresentou um relatório, enquanto a polícia e a segurança do Estado iniciaram a investigação.
Este desenvolvimento foi condenado, entre outros, pela nova Ministra da Educação, Steffen Freiberg, que expressou a sua consternação, e pelo Primeiro-Ministro de Brandemburgo, Dietmar Woidke. A Ministra Federal do Interior, Nancy Faeser, também destacou o aumento dos crimes de extremismo de direita. Foram registados um total de 23.500 crimes do espectro extremista de direita em 2022, o que corresponde a um aumento de 7% face ao ano anterior. Estes números realçam um problema crescente na sociedade, que também faz com que os pais receiem e se preocupem com a possibilidade de os seus filhos serem empurrados para o canto da direita.
Creches e incidentes legais
Paralelamente aos desenvolvimentos assustadores nas escolas, há também decisões alarmantes no sector da educação. Em Eberswalde, uma creche teve de fechar inesperadamente, o que causou problemas significativos a quase 100 crianças e às suas famílias. Surge a questão de como os pais afetados devem lidar com o encerramento repentino e onde podem ser encontrados locais de substituição.
Outro incidente mostra que não só as escolas, mas também o trânsito rodoviário são afetados por emergências: a queda de um parapente, o que mais uma vez traz à tona os riscos de alguns esportes. Os ataques antidrogas em Frankfurt (Oder) também estiveram na agenda das autoridades de segurança, o que ilustra a gravidade da situação na região.
Extremismo de direita e respostas sociais
O número crescente de incidentes de direita é acompanhado por uma crescente preocupação social. De acordo com a associação “Victim Perspective”, um total de 138 casos de violência de direita foram registados em Brandemburgo no ano passado, o que reflecte apenas uma pequena proporção dos incidentes reais. Os professores afetados, Nickel e Teske, afirmam que querem construir uma rede no sul de Brandemburgo para se posicionarem contra esta tendência preocupante. Isto mostra a vontade de fazer campanha por uma sociedade mais aberta e tolerante, enquadrada pela preocupação geral dos cidadãos com as ideias extremistas de direita entre os jovens.
Tomados em conjunto, este é um quadro que está a causar agitação não só em Brandemburgo, mas também em toda a República Federal, como mostra um estudo Statista. Os números não são apenas alarmantes, mas também apelam a todos nós para estarmos vigilantes e nos opormos ativamente a estes desenvolvimentos.
Cabe a nós aceitar os desafios e lutar juntos por uma sociedade melhor. Todos podem contribuir para o combate ao extremismo de direita e aos problemas que lhe estão associados.
Como a situação evoluirá ainda mais? O que mais podem os responsáveis fazer para combater estes desenvolvimentos? As próximas semanas mostrarão se a pressão social pode levar a mudanças duradouras.