Retirada de água em Brandemburgo: Restrições drásticas devido à seca!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Devido à seca extrema no verão de 2025, os distritos de Dahme-Spreewald e Spree-Neiße estão a restringir a retirada de água.

Aufgrund extremer Trockenheit im Sommer 2025 schränken die Landkreise Dahme-Spreewald und Spree-Neiße die Wasserentnahme ein.
Devido à seca extrema no verão de 2025, os distritos de Dahme-Spreewald e Spree-Neiße estão a restringir a retirada de água.

Retirada de água em Brandemburgo: Restrições drásticas devido à seca!

O calor do verão deixou sua marca em Brandemburgo. Tendo em conta a dramática seca dos últimos meses, o distrito de Dahme-Spreewald, juntamente com o distrito de Spree-Neisse e a cidade de Cottbus, estão a tomar medidas drásticas. Como maz-online.de relatado, foi emitida uma ordem geral restringindo a retirada de água das águas superficiais do sistema Spree e do curso superior do Dahme entre 8h e 20h. Este regulamento aplica-se até ser revogado e é uma resposta à preocupante escassez de água e aos caudais extremamente baixos dos rios.

A situação é grave: o distrito de Spree-Neiße emitiu uma ordem semelhante para as cidades de Spremberg, Drebkau e Burg. O foco principal aqui é a proteção das funções ecológicas aquáticas. É, portanto, necessário evitar novos declínios no abastecimento de água, regulando a captação nas zonas afectadas.

Medidas para conter a seca

Onde está a água em Brandemburgo? Isso é o que você está se perguntando com razão neste momento. O distrito de Oberspreewald-Lausitz também está restringindo a retirada de água dos rios, de acordo com um relatório da n-tv.de. A proibição entrará em vigor a partir de 20 de junho de 2025 e afetará proprietários e residentes. Nas regiões afetadas, não é apenas proibido o bombeamento de água, por exemplo com bombas elétricas de jardim. Só é permitido coletar água com regador - mas também aqui, apenas com moderação.

As razões para estes cortes são claras. O solo está demasiado seco e a precipitação nos últimos meses tem estado longe de ser suficiente. O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) informa que a Alemanha viveu o período mais seco desde 1931, de fevereiro a abril de 2025. O norte e o nordeste são particularmente atingidos, onde foram medidos valores de precipitação de março de apenas 9 l/m², como mostra a Agência Federal do Meio Ambiente, que também informa que as retiradas de água diminuíram nas últimas décadas.

Revisão da situação meteorológica

Vamos nos voltar para a situação climática. Março de 2025 registou apenas 21% da precipitação média em comparação com anos anteriores, tornando-se o sexto Março mais seco desde 1881. Maio também trouxe apenas cerca de 48 l/m², o que corresponde a 68% do valor habitual. O inverno de 2024/25 também foi demasiado seco, com 155 l/m², e os efeitos são claramente visíveis na agricultura e na disponibilidade de água. Um monitor de seca mostra secas extremas a excepcionais na camada superficial do solo, particularmente no noroeste e norte da Alemanha.

Embora a Alemanha tenha um abastecimento potencial de água de 176 mil milhões de metros cúbicos por ano, as diferenças regionais na disponibilidade de água são dramáticas. Tal como descreve a Agência Federal do Ambiente, a agricultura, em particular, sofre com as condições actuais. A seca não só afecta os rendimentos, como também conduz a excedentes de nutrientes e aumenta a probabilidade de erosão eólica, especialmente em áreas sem cobertura adequada do solo.

Todos os olhos estão agora voltados para as próximas semanas, na esperança de que as condições meteorológicas mudem e os níveis da água subam. Entretanto, os residentes não têm outra escolha senão levar a sério as restrições solicitadas e contribuir activamente para a poupança de água.