Onda de calor em Potsdam: temperaturas recordes e mais de 100 feridos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 4 de julho de 2025, Potsdam atingiu uma máxima de 38,8 graus; O plano de ação contra o calor visa minimizar as consequências para a saúde.

Am 4. Juli 2025 erreicht Potsdam mit 38,8 Grad einen Höchstwert; Hitzeaktionsplan soll gesundheitliche Folgen minimieren.
Em 4 de julho de 2025, Potsdam atingiu uma máxima de 38,8 graus; O plano de ação contra o calor visa minimizar as consequências para a saúde.

Onda de calor em Potsdam: temperaturas recordes e mais de 100 feridos!

Em Potsdam o calor é óbvio. Na quarta-feira, a temperatura mais alta de 2025 foi registrada em 38,8 graus, apenas um pouco abaixo do recorde de 38,9 graus estabelecido em 2022, segundo relatos. Espelho Diário. O Serviço Meteorológico Alemão alerta não só para o calor extremo, mas também para o aumento da intensidade dos raios UV, o que representa riscos adicionais, especialmente quando se passa tempo ao ar livre. Neste contexto, a comissão de saúde do parlamento estadual discutiu as medidas de proteção térmica no palácio urbano climatizado.

Tendo em conta estes desafios climáticos, Brandemburgo está a planear um plano de acção abrangente sobre o calor até 2027, que visa principalmente proteger os grupos vulneráveis ​​das consequências para a saúde. Esta iniciativa faz parte da estratégia de adaptação climática do país. Um relatório elaborado em nome do Ministério da Saúde e da Proteção do Clima descreve 41 medidas específicas, divididas em diferentes fases, desde medidas agudas até medidas de longo prazo. Os primeiros passos incluem, entre outras coisas, a proteção térmica no atendimento ambulatorial e a instalação de um telefone térmico, explicou Brandenburg.de.

Riscos para a saúde causados ​​pelo calor

Os riscos para a saúde causados ​​pelo calor não devem ser subestimados. De acordo com pesquisas estatísticas, 99 pessoas morreram em Brandemburgo em 2022 devido aos efeitos do calor. Os grupos populacionais particularmente em risco são os mais idosos ou têm problemas de saúde anteriores. Um relatório desenvolvido ao longo de quatro workshops destaca os desafios e oferece soluções para minimizar os efeitos negativos do calor. O que é particularmente emocionante é que estas medidas não se destinam apenas ao estado, mas também aos níveis locais.

O aumento das ondas de calor desde a década de 1970 é alarmante. A Agência Europeia do Ambiente prevê que verões extremos se tornarão cada vez mais prováveis ​​nos próximos anos, à semelhança do que aconteceu em 2003, 2018, 2019 e 2022. Portanto, os planos de ação para o calor, que já foram considerados necessários no segundo plano de ação para adaptar a estratégia alemã de 2015, são mais procurados do que nunca, relata o Agência Federal do Meio Ambiente.

Medidas de prevenção e desafios urbanos

Em Potsdam, não está a ser implementado nenhum programa especial para os sem-abrigo como parte da protecção térmica. Em vez disso, a cidade depende de ofertas de baixo limiar para apoiar estes grupos vulneráveis ​​em períodos particularmente quentes. Em vários distritos, a extracção de água de massas de água superficiais também teve de ser restringida. Também foi relatado que o Novo Jardim em Potsdam foi fechado aos visitantes devido à queda de galhos e ao perigo de vida associado. Apesar dos avisos, cerca de 150 pessoas optaram por ignorar a proibição e tiveram de ser retiradas pela polícia.

Houve vários incêndios florestais nas florestas de Brandemburgo, o que representou enormes desafios para os bombeiros. Foi particularmente trágico que dois bombeiros tenham ficado gravemente feridos durante uma operação de combate a incêndios em Gohrischheide. O Ministro do Interior, René Wilke, também destacou que o crime por motivação política nas escolas está a aumentar e relatou um aumento de 28 por cento nos incidentes anti-semitas em Brandemburgo em 2023.

Para estarmos mais bem preparados para enfrentar esses desafios, o intercâmbio entre os governos federal, estadual e local é mais importante do que nunca. O foco deve ser principalmente na ancoragem legal da proteção da saúde antes e durante os períodos de calor, para poder atuar não só de forma preventiva, mas também reativa na população.