Escândalo no transporte de animais: Gado sofre na fronteira com Türkiye!
Protestos de proteção animal em Berlim: Elbe-Elster aprovou o polêmico transporte de gado apesar da doença. 21 animais morreram.

Escândalo no transporte de animais: Gado sofre na fronteira com Türkiye!
Atualmente, há muita pressão aplicada em Berlim: a fundação de proteção animal Four Paws manifestou-se no Portão de Brandemburgo contra os contínuos transportes de animais. A razão para isso é um dos piores incidentes da história do transporte de animais, ocorrido entre setembro e outubro de 2024. 69 vacas prenhes foram enviadas de Brandemburgo em uma viagem de 3.500 quilômetros até o matadouro em condições terríveis. Correio de Berlim relatado.
O gado veio de diferentes estados federais e foi originalmente planejado para ser transportado para a Turquia. Mas o distrito de Elba-Elster aprovou este transporte, apesar de já estar informado sobre os perigos da febre catarral ovina na Alemanha. O transporte foi finalmente interrompido pelas autoridades turcas na fronteira entre a Turquia e a Bulgária. A razão: a Alemanha já não era considerada livre de doenças e os animais tiveram então de suportar condições terríveis durante quatro semanas, muitas vezes sem água, enquanto 21 animais, incluindo 8 bovinos e 13 bezerros, morreram enquanto esperavam.
Uma licença negligente
Embora todos os motoristas possuíssem os documentos necessários, incluindo um certificado do veterinário distrital de Elbe-Elster, o serviço responsável descreveu o transporte como sem problemas. Estes controlos falhados deixam claro que há uma enorme confusão na burocracia, como critica Thomas Schröder, presidente da Associação Alemã de Bem-Estar Animal. “Temos de nos perguntar como é que as coisas puderam chegar tão longe”, diz Schröder, que também vê que as responsabilidades estruturais e organizacionais entre o governo federal, a UE e os estados não estão claramente regulamentadas.
Após o incidente, o ministro federal responsável, Cem Özdemir, também ficou “chocado” e anunciou que as mudanças na lei seriam discutidas nas próximas semanas. No acordo de coligação, o governo do semáforo prometeu apenas permitir o transporte de animais vivos para países terceiros sob condições de bem-estar animal. Sim, assim Associação de bem-estar animal observa que tais regulamentações não estão ancoradas no atual projeto da nova lei de proteção animal.
Um problema recorrente
O incidente do ano passado não é de forma alguma um incidente isolado. Depois do gado na fronteira, foram novamente encontrados caminhões de transporte transportando gado em condições semelhantes. A Animal Welfare Association e outros activistas apelam, portanto, enfaticamente a uma proibição nacional do transporte de animais vivos para países terceiros. As medidas de transporte são um negócio lucrativo para muitos agricultores alemães venderem vacas leiteiras e bezerros velhos, mas a que preço?
A luta pelo bem-estar animal continua. Os activistas da Four Paws estão a planear uma extensa campanha de informação para aumentar a consciência sobre o destino do gado durante estes transportes. Resta esperar que algo aconteça em breve na política para que tais tragédias possam ser evitadas no futuro.