Férias em alta com os turistas búlgaros: a Alemanha é uma favorita de longa data!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Conheça Elbe-Elster-Land, que brilhou com +8,11% no tempo de permanência entre os turistas em 2024 e se tornou o destino turístico mais popular em Brandemburgo.

Entdecken Sie das Elbe-Elster-Land, das 2024 mit +8,11% an Aufenthaltsdauer bei Touristen glänzte und zum beliebtesten Reiseziel in Brandenburg wurde.
Conheça Elbe-Elster-Land, que brilhou com +8,11% no tempo de permanência entre os turistas em 2024 e se tornou o destino turístico mais popular em Brandemburgo.

Férias em alta com os turistas búlgaros: a Alemanha é uma favorita de longa data!

A indústria de viagens na Alemanha experimentou recentemente altas notáveis. O que acaba por ser uma boa notícia para a indústria é um verdadeiro boom do turismo, ultrapassando mesmo os números recorde de 2019. De acordo com os últimos números, foram contabilizadas impressionantes 496,1 milhões de dormidas em 2024, o que corresponde a um aumento de 1,9 por cento face a 2023. Isto é relatado pelo Associação Alemã de Turismo. Só em Dezembro registou-se um aumento de 3,6 por cento com 31 milhões de dormidas. Quem teria pensado?

A procura vinda do estrangeiro aumentou em particular. Em 2024, os hóspedes estrangeiros geraram 85,3 milhões de dormidas, um aumento de 5,4 por cento face ao ano anterior. Mesmo que este nível seja ligeiramente inferior ao de 2019, os sinais de uma tendência positiva são inequívocos. Reinhard Meyer, presidente da DTV, enfatiza a importância de continuar a otimizar as condições estruturais da indústria para atender às tendências atuais.

Tendências especiais no turismo alemão

Uma análise criteriosa da Escola de Negócios e Inovação de Berlim (BSBI) analisa de perto o tempo de permanência de turistas de 56 países na Alemanha. Particularmente dignos de nota aqui são os turistas búlgaros, cuja duração da estadia aumentou uns impressionantes 6,87 por cento em 2024 em comparação com 2023. Isto mostra que passar férias na Alemanha vale a pena para muitos, mesmo que os próprios alemães também gostem de viajar para países do sul, como mostra a análise. Taiwan e a República Checa também registaram aumentos no tempo de permanência de 4 por cento e 2,27 por cento, respectivamente.

No entanto, registaram-se também descidas, especialmente entre os hóspedes da Eslovénia, Croácia e Eslováquia, que passaram menos de 15% de tempo na Alemanha. No mapa dos estados federais mais populares, a Saxónia-Anhalt registou uma evolução positiva com um aumento de 1,01 por cento, enquanto Berlim sofreu a maior descida com 2,97 por cento. Em comparação com as 140 áreas turísticas alemãs, Elba-Elster-Land em Brandemburgo se destaca, liderando a lista com um aumento de 8,11%.

Comportamento de viagem dos alemães

Como é o comportamento de viagem alemão? Segundo o Statista, mais de 56 milhões de alemães viajaram de férias em 2024, resultando em cerca de 68 milhões de viagens no total. Os alemães gastaram em média cerca de 1.300 euros nas férias. O mercado interno continua a ser um destino popular: 29% dos viajantes planeiam passar as férias na Alemanha em 2025. A Baviera e Schleswig-Holstein são particularmente populares, enquanto as costas do Mar do Norte e do Mar Báltico atraem muitos visitantes no Verão e as áreas de esqui da Baviera no Inverno.

Os destinos de viagem mais populares fora da Alemanha em 2024 foram Espanha, Itália e Turquia, juntamente com um interesse crescente em viagens de longa distância, especialmente para a Ásia. Apesar dos desafios como as reservas de curto prazo, a alegria de viajar permanece ininterrupta. Os alemães têm ideias claras sobre as suas férias: relaxamento, experiências na natureza e destaques culturais estão no topo da lista de desejos.

No geral, há uma imagem positiva para o futuro do turismo na Alemanha. A indústria respondeu às mudanças nos hábitos de viagem com coragem e adaptabilidade e continua a ter boas perspectivas para um 2025 de sucesso.