Gabinete Conjunto de Berlim e Brandemburgo: Segurança e habitação em foco!
Em 4 de Novembro de 2025, Berlim e Brandemburgo discutiram habitação acessível, segurança, migração e instalações partilhadas de deportação.

Gabinete Conjunto de Berlim e Brandemburgo: Segurança e habitação em foco!
Em 4 de novembro de 2025, ocorreu em Berlim uma reunião de gabinete conjunta dos estados federais de Berlim e Brandemburgo, que se concentrou em temas inovadores como habitação a preços acessíveis, fortalecimento da localização comercial e migração. Esta reunião visa aprofundar a cooperação existente e foi presidida pelos chefes de governo dos dois países, o primeiro-ministro de Brandemburgo Dietmar Woidke (SPD) e o presidente da Câmara de Berlim, Kai Wegner (CDU). Foi assinado um acordo de cooperação para uma rádio digital conjunta, a fim de melhorar o apoio mútuo durante operações e exercícios de emergência, conforme relata rbb24.
Um tema central da reunião foi o planeado estabelecimento de um centro de detenção conjunto para deportação. No entanto, Woidke enfatizou que não houve decisões concretas, mas que estavam sendo feitos esforços para trabalharmos juntos mais estreitamente. Brandenburg também está planejando um acordo de uso compartilhado para as instalações de deportação em Berlim-Lichtenrade, para permitir o retorno à detenção de deportação no início do próximo ano. A Senadora do Interior Iris Spranger (SPD) destacou que actualmente apenas um pequeno número de dois dígitos de pessoas perigosas e criminosos é afectado e deve ser incluído nestas medidas.
Aspectos de detenção e segurança
Uma análise da situação de segurança mostra que Brandemburgo depende do apoio de outros estados federais desde o encerramento da sua instalação de deportação em Eisenhüttenstadt em 2017, que foi encerrada devido a deficiências. Estamos actualmente a trabalhar com outros estados, como a Saxónia, a Baixa Saxónia, a Renânia-Palatinado e a Renânia do Norte-Vestefália, para organizar o alojamento de 15 pessoas de Brandemburgo que foram alojadas noutros estados federais em 2023 e 2024. Ao mesmo tempo, está a ser discutida a possibilidade de partilhar o centro de autoridade planeado em Schönefeld para requerentes de asilo que são obrigados a deixar o país, a fim de criar uma infra-estrutura mais ampla.
A reunião também discutiu o apoio de Brandemburgo à candidatura olímpica de Berlim para 2036 ou 2040. Ambos os países estão a trabalhar em conjunto para criar habitações mais acessíveis na região da capital e criticam as ligações de longo curso atualmente inadequadas a partir do Aeroporto BER. Há aqui um consenso de que Berlim necessita urgentemente de ligações aéreas internacionais para continuar a ser atraente como metrópole.
No geral, a reunião deu uma impressão clara da determinação de ambos os países em moldar o seu futuro comum. Resta saber que progressos poderão ser feitos nos próximos meses e se as iniciativas planeadas serão realmente implementadas. Mais informações sobre os desenvolvimentos atuais podem ser encontradas em Inteletravel.