Giffey pede investimentos: descubra a Alemanha Oriental como uma região do futuro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Senador para os Assuntos Económicos, Giffey, apela a uma estratégia de investimento pan-alemã para Brandemburgo e para a Alemanha Oriental, a fim de superar as desvantagens estruturais.

Wirtschaftssenatorin Giffey fordert eine gesamtdeutsche Investitionsstrategie für Brandenburg und Ostdeutschland zur Überwindung struktureller Nachteile.
O Senador para os Assuntos Económicos, Giffey, apela a uma estratégia de investimento pan-alemã para Brandemburgo e para a Alemanha Oriental, a fim de superar as desvantagens estruturais.

Giffey pede investimentos: descubra a Alemanha Oriental como uma região do futuro!

Numa declaração recente, a Senadora dos Assuntos Económicos de Berlim, Franziska Giffey (SPD), salientou que o desenvolvimento económico na Alemanha Oriental requer a maior atenção. Num discurso, ela enfatizou que é necessária uma estratégia de investimento pan-alemã para explorar todo o potencial da região. Como relata nordkurier.de, há uma grande oportunidade de explorar os sucessos dos estados federais da Alemanha Oriental, como Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Berlim e Brandemburgo, e usá-los lucrativamente em todo o território federal.

Giffey enfatiza que existem áreas na Alemanha Oriental das quais podemos nos orgulhar, como os centros de inovação em cidades como Potsdam, Leipzig e Dresden. Estes centros são líderes em muitas áreas técnicas e mostram que a Alemanha Oriental não aponta apenas para o mapa do passado. No entanto, critica a perceção persistentemente negativa da região e chama a atenção para as desvantagens estruturais. Estas incluem salários mais baixos e o facto de a maioria das sedes corporativas estar localizada no Ocidente. Ao viajar para o Leste, muitas vezes é necessário planear mudanças em Munique ou Frankfurt, o que aponta para os desafios que ainda existem.

A perspectiva económica da Alemanha Oriental

A situação económica na Alemanha Oriental é influenciada por vários factores, alguns dos quais estão enraizados na história. De acordo com ostrechner.de, há um grande número de pequenas e médias empresas na região, enquanto os grandes empregadores são mais raros. Apesar dos produtos inovadores, muitas empresas da Alemanha Oriental têm dificuldade em afirmar-se nos mercados globais. Como resultado, são urgentemente necessárias medidas para promover o crescimento empresarial e o networking para fortalecer a economia regional.

Giffey exige que, além dos grandes projetos-farol, as médias empresas, a arte e a cultura e as start-ups também sejam especificamente apoiadas. Esta diversificação poderá levar a que a Alemanha Oriental se transforme numa região económica do futuro. A instalação de grandes empresas como a Tesla em Brandeburgo e a Intel em Magdeburgo já são os primeiros passos nesta direção e poderão ter efeitos transformadores na economia local.

Perspectivas para o futuro

A Alemanha Oriental encontra-se numa difícil área de tensão caracterizada pela chamada “divisão perpétua Leste-Oeste”. A região é vista como uma região económica do futuro, mas ainda há muito a fazer para ser vista como uma parte igual da República Federal. Isto também é confirmado por vários estudos que tratam dos desafios e oportunidades no desenvolvimento económico, conforme resumido por bpb.de.

O apelo final de Giffey ao SPD para reforçar o seu papel como força de política económica e assim contribuir para o maior sucesso do desenvolvimento estrutural da Alemanha Oriental desempenha, portanto, um papel central. Para que a Alemanha Oriental volte a ser uma localização alemã, são necessários esforços conjuntos para reduzir as disparidades existentes e criar uma base económica forte e unida.