Caos de roupas velhas em Havelland: os cidadãos se desesperam com as regras de descarte!
Em Havelland, uma nova lei sobre a eliminação de roupas velhas está a provocar um aumento dos resíduos têxteis. Os cidadãos são incentivados a levar as suas roupas velhas diretamente para centros de reciclagem.

Caos de roupas velhas em Havelland: os cidadãos se desesperam com as regras de descarte!
Em alguns cantos de Havelland, o caos em torno do descarte de roupas velhas tornou-se agora o tema número um das conversas. Muitos cidadãos sentem-se desamparados porque não sabem para onde devem ir as roupas descartadas. Isto se deve principalmente a uma nova lei que proíbe o descarte de roupas velhas no lixo residual a partir de 1º de janeiro de 2025. Como maz online Segundo relatos, a quantidade de resíduos têxteis nos centros de reciclagem em Havelland aumentou dez vezes, de 900 para impressionantes 9.000 quilos por mês. Este aumento gerou um descontentamento considerável entre a população.
Em 16 de junho de 2025, o grupo parlamentar do SPD no conselho distrital destacou que era hora de informar melhor os cidadãos sobre os novos regulamentos e de introduzir sistemas de recolha eficazes para a reciclagem de resíduos têxteis. O distrito escolheu então um sistema de entrega como solução porque existe agora um mercado funcional para a recolha de roupas usadas. Os cidadãos são agora obrigados a levar os seus têxteis directamente para centros de reciclagem.
Horário de funcionamento do centro de reciclagem
- Falkensee: Montag 9-18 Uhr, Dienstag-Freitag 9-17 Uhr, Samstag 8-13 Uhr
- Schwanebeck: Montag 9-18 Uhr, Dienstag-Freitag 9-17 Uhr, Samstag 8-13 Uhr
- Bölkershof: Montag 9-18 Uhr, Dienstag-Freitag 9-17 Uhr, Samstag 8-13 Uhr
Esta medida está em linha com as novas diretivas da UE, que exigem a partir de 1 de janeiro de 2025 que os têxteis usados sejam recolhidos separadamente de outros resíduos. O objetivo deste regulamento é reduzir o número de têxteis queimados ou depositados em aterro todos os anos e promover a reutilização e a reciclagem. Alto zdf hoje Na Alemanha, mais de um milhão de toneladas de têxteis velhos acabam todos os anos em contentores, dos quais apenas cerca de 50% ainda são utilizáveis.
Custos e desafios da nova regulamentação
Estima-se que a introdução de um sistema municipal e descentralizado de vestuário usado custe cerca de 2,5 milhões de euros anuais, o que poderá resultar num encargo adicional de cerca de 15 euros para cada residente. Um sistema de recolha de têxteis usados não é considerado economicamente viável porque um sistema de entrega pode reduzir custos e, ao mesmo tempo, preservar as recolhas comerciais e sem fins lucrativos.
O descarte ilegal é outro problema que surge com as últimas mudanças na lei. O distrito está enfrentando um número crescente de descarte ilegal de resíduos. Atualmente são devidos 105 euros por tonelada de custos de recolha e 242 euros por tonelada de custos de processamento e eliminação. Este é um incentivo claro para os cidadãos eliminarem adequadamente os seus têxteis antigos.
Além disso, o distrito planeia lançar um novo projecto intitulado “Campanha de recolha de lixo – Proteger o nosso ambiente juntos” nas escolas para sensibilizar as gerações mais jovens sobre a importância de lidar com os resíduos de forma sustentável. Deverão também ser instalados stands de informação nos mercados semanais para educar a população sobre a questão da eliminação de resíduos.
Como notícias diárias Observa que a responsabilidade pela implementação das novas diretrizes permanece com as empresas públicas de eliminação de resíduos. Para melhorar a reciclagem, está a ser discutida a “responsabilidade alargada do produtor”, que exige que os fabricantes também garantam que os seus produtos são recolhidos e reciclados. Isto poderá representar um passo decisivo na direção certa no futuro.
A questão da recolha e eliminação de roupas velhas é complexa e continuará a ocupar muito espaço no discurso público nos próximos anos. Resta esperar que decisões conscientes por parte dos cidadãos e das empresas coloquem em foco a questão do consumo sustentável e da reciclagem.