Caos ferroviário em Havelland: os passageiros precisam mudar para os ônibus!
A renovação da ferrovia de Hamburgo começa em 1º de agosto de 2025, afetando os passageiros em Havelland. Concentre-se nas previsões de colheita e nos esforços de socorro.

Caos ferroviário em Havelland: os passageiros precisam mudar para os ônibus!
Um extenso projeto de renovação está chegando: a partir de 1º de agosto de 2025, a ferrovia de Hamburgo entre Berlim e Hamburgo será completamente renovada por nove meses. A notícia está causando entusiasmo entre os passageiros de Havelland que viajam diariamente de cidades como Falkensee para Berlim. Até 10.000 pessoas utilizam esta rota todos os dias, mas as obras de renovação colocam-lhes grandes desafios maz-online.de relatado.
O principal problema reside no fato de que a linha férrea às vezes fica completamente fechada durante as obras. Os passageiros, portanto, têm de esperar longos desvios, enquanto a Deutsche Bahn planeia utilizar autocarros de substituição para Dallgow-Döberitz, de onde a viagem para Berlim pode continuar. No entanto, o presidente da Câmara de Falkensee, Heiko Richter, expressa sérias preocupações: os planos actuais são imprudentes, especialmente tendo em conta a atmosfera que poderá prevalecer nas estações ferroviárias, e apela à criação de um autocarro expresso adicional para melhor cobrir os horários de pico. Mas esta proposta foi rejeitada até agora devido ao receio de engarrafamentos na rota. Richter pede alternativas de transporte acessíveis para os passageiros que dependem do transporte ferroviário.
Impacto na região
A situação não afeta apenas Falkensee; A comunidade de Brieselang também ficará desconectada do tráfego ferroviário durante o período de construção de nove meses. A prefeita Kathrin Neumann também pede a substituição do serviço ferroviário, especialmente para estudantes e residentes mais velhos. Juntas, as comunidades de Nauen, Brieselang, Falkensee e Wustermark enviaram um catálogo de melhorias para a ferrovia, a fim de levar em consideração o feedback dos cidadãos.
Particularmente digno de nota é o município de Wustermark, que emergiu como vencedor destas medidas de reestruturação. Recebe até 20 ônibus por hora, o que melhora significativamente as conexões com a estação ferroviária. Além disso, 900 mil euros serão canalizados para a ampliação da estação ferroviária para criar novas opções de estacionamento.
Previsões de colheita difíceis
Porém, em meio aos desafios, também há notícias positivas. Em Falkensee, a campanha de ajuda “Salve Katharina” registou grandes progressos. 131 novos potenciais doadores de células-tronco foram registrados para ajudar um sofredor paramédico de emergência que desenvolveu câncer no sangue na primavera. Sua melhor amiga deu início à iniciativa, que hoje é muito popular.
Um torneio de cavalos em Brieselang também atraiu muitas crianças. Aqui os jovens participantes podem aprender técnicas de equitação e participar em competições. Mas nem todas as crianças se atrevem a participar: uma rapariga da região hesitou porque sofreu bullying na escola.
Os desenvolvimentos em torno da ferrovia de Hamburgo e os trabalhos de renovação mostram mais uma vez a importância de uma rede de transportes que funcione bem para os passageiros e o quanto o transporte ferroviário é valorizado na região. A média nacional em 2023 foi mais alta do que nunca destatis.de relatado. Os passageiros em Havelland enfrentam agora o desafio de encontrar novas formas de continuar a sua viagem até Berlim. Os próximos meses mostrarão até que ponto as soluções podem ser implementadas e se os temidos problemas irão realmente ocorrer.