Grande exercício de controle de desastres: Corpo de Bombeiros testa situação de emergência no estádio!
Em 5 de julho de 2025, o corpo de bombeiros de Potsdam ensaiará uma emergência no Estádio Karl Liebknecht com 170 serviços de emergência e um helicóptero.

Grande exercício de controle de desastres: Corpo de Bombeiros testa situação de emergência no estádio!
Em Potsdam, um exercício de controlo de desastres em grande escala terá lugar no Estádio Karl Liebknecht, em 5 de julho de 2025. Este é um teste realista para os bombeiros e outros serviços de emergência na região. Organizado pelo Corpo de Bombeiros de Potsdam, este exercício envolverá cerca de 170 equipes de resgate de vários distritos, incluindo Potsdam-Mittelmark, Havelland, Teltow-Fläming e Ostprignitz-Ruppin. Tagesspiegel relata que cerca de 50 veículos de resgate e um helicóptero de resgate também estarão em plena operação.
O cenário fictício deste exercício prevê o desabamento parcial da cobertura de uma arquibancada, que afetará cerca de 150 pessoas, das quais 71 são consideradas feridas. O objectivo do exercício é testar a interacção de todas as organizações envolvidas numa emergência e garantir tempos de resposta óptimos. Para o efeito, 150 voluntários irão também atuar como figurantes, incluindo 70 que atuarão como “feridos”. Foram recrutados através da Internet e muitos deles já participaram em exercícios semelhantes. Cityreport explica que três figurantes teriam sido soterrados por escombros.
Interrupções de trânsito e informações de segurança
O exercício começa às 10h e termina às 14h. Durante este período, a Karl-Liebknecht-Straße estará completamente fechada entre as 7h00 e as 18h00. Os moradores devem se preparar para as restrições de trânsito, inclusive na avenida para Glienicke. Além disso, a linha de ônibus 616 será redirecionada. O corpo de bombeiros de Potsdam pediu a compreensão da população, uma vez que os serviços regulares de emergência continuam de serviço e a segurança de todos é a sua principal prioridade.
Além disso, há uma mensagem de alerta no dia do exercício por meio dos aplicativos de alerta NINA e KATWARN para informar as pessoas da região sobre possíveis restrições. Este é um exercício fechado, pelo que se pede aos espectadores que respeitem as barreiras. O chefe dos bombeiros, Ralf Krawinkel, enfatiza a importância desses exercícios para estar bem preparado em caso de emergência. O último exercício de resposta a catástrofes de grandes proporções teve lugar em 2011 e o objectivo é realizar estes exercícios de cinco em cinco anos.
Globalmente, o exercício de controlo de catástrofes visa preparar os serviços de emergência da melhor forma possível para situações de emergência e garantir a segurança dos cidadãos. O corpo de bombeiros de Potsdam gostaria de agradecer antecipadamente a todos os envolvidos e à população pelo apoio e compreensão durante esta importante medida.