Novo surto de gripe aviária: 10.000 patos de Pequim em risco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Surto de gripe aviária no distrito de Märkisch-Oderland: 10.000 patos de Pequim afetados. Esperam-se mais mortes devido à doença.

Vogelgrippe-Ausbruch im Landkreis Märkisch-Oderland: 10.000 Pekingenten betroffen. Weitere Tötungen aufgrund der Seuche erwartet.
Surto de gripe aviária no distrito de Märkisch-Oderland: 10.000 patos de Pequim afetados. Esperam-se mais mortes devido à doença.

Novo surto de gripe aviária: 10.000 patos de Pequim em risco!

A preocupação com a gripe aviária está a aumentar novamente. Em Brandemburgo, foi detectado um novo caso de gripe aviária numa exploração avícola em Sietzing, no município de Letschin. A fazenda, que abriga cerca de 10 mil patos de Pequim, foi examinada pelo Instituto Friedrich Loeffler, que conseguiu detectar o vírus. Atualmente não está claro quando os animais poderão ser mortos, mas pode ser já no dia seguinte. O que é particularmente dramático é que mais de 130 000 gansos e patos no distrito já morreram neste Outono devido a esta doença animal. Brandemburgo é um dos estados federais mais afetados na Alemanha quando se trata de gripe aviária, relata Espelho Diário.

Mas quais são as causas desses surtos? Além dos desenvolvimentos sazonais que muitos agricultores já observam, existem inúmeros fatores que afetam a saúde das aves. A qualidade da água também é uma parte importante da criação de animais, especialmente se os peixes forem criados nas proximidades ou na mesma exploração. O valor do pH da água desempenha um papel crucial aqui. É necessário um equilíbrio ideal na água para garantir o bem-estar dos animais e evitar doenças. O pH recomendado para aquicultura está entre 6,5 e 8,5, tendo cada peixe necessidades específicas, explicou Colheita do Mar.

Efeitos das mudanças de pH

Voltemos à gripe aviária! Os surtos não só têm um impacto directo na criação de animais, mas também alimentam receios económicos. Muitos agricultores questionam-se como poderão manter os seus negócios durante estes tempos. O equilíbrio no valor do pH da água pode desempenhar um papel decisivo dependendo das circunstâncias. Se o valor do pH for muito baixo, os peixes sofrem estresse, o que também pode afetar a saúde dos patos e gansos. Um valor de pH acima de 8,5 também pode ser estressante para os animais e torná-los mais suscetíveis a doenças.

Na prática, isto significa que os agricultores devem monitorizar regularmente o pH. Existem hoje técnicas e ferramentas que permitem controlar e, se necessário, regular estes valores. Dispositivos como medidores de pH ou aplicativos de software especiais como os da Colheita do Mar pode ajudar a monitorar a qualidade da água e fornecer informações oportunas sobre os ajustes necessários.

Resta a esperança de que as empresas afectadas possam conter o risco da gripe aviária e criar animais saudáveis ​​através de medidas específicas e de uma monitorização abrangente. Será emocionante ver como as autoridades responsáveis ​​e os agricultores reagem à situação actual e que medidas tomarão a longo prazo para prevenir tais surtos no futuro.