Alarme de gripe aviária em Brandemburgo: 10.000 patos de Pequim devem morrer!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um novo caso de gripe aviária foi detectado no distrito de Märkisch-Oderland, exigindo medidas drásticas para combater doenças animais.

Im Landkreis Märkisch-Oderland wurde ein neuer Fall von Vogelgrippe festgestellt, was drastische Maßnahmen zur Tierseuchenbekämpfung erforderlich macht.
Um novo caso de gripe aviária foi detectado no distrito de Märkisch-Oderland, exigindo medidas drásticas para combater doenças animais.

Alarme de gripe aviária em Brandemburgo: 10.000 patos de Pequim devem morrer!

Há notícias preocupantes em Brandemburgo: a gripe aviária continua a espalhar-se. De acordo com reportagem de Jornal de Berlim Um novo caso foi descoberto numa exploração avícola no distrito de Märkisch-Oderland, que resultou na morte de 10.000 patos de Pequim. Esta medida é necessária para conter a rápida propagação do vírus altamente contagioso.

Neste outono, mais de 130 mil gansos e patos já foram mortos em diversas granjas avícolas do distrito, tornando Brandemburgo um dos estados mais atingidos na Alemanha. Um total de onze casos de gripe aviária foram detectados em aves mantidas ali. O número de animais afectados e o drama da situação são alarmantes: cerca de 155 mil animais já morreram devido à gripe aviária, o que faz lembrar os graves surtos de 2016/2017.

A localização em detalhes

Como se não bastasse, a região também enfrenta preocupantes mortes de guindastes. Mais de 2.200 grous mortos foram coletados em Linumer Teichland, no distrito de Ostprignitz-Ruppin, e as previsões são de que até 2.500 animais provavelmente morreram como resultado da doença. A situação foi descrita como dramática por ornitólogos como Axel Schonert, enquanto o número de casos na Saxónia-Anhalt continua a aumentar, especialmente entre os grous.

Na Baixa Saxónia, as autoridades estão alarmadas e impuseram uma exigência estável em vários distritos, a fim de impedir a propagação do vírus. No sul da Alemanha, no entanto, quase não houve casos registados até agora, o que pelo menos acalma um pouco a situação.

Uma ameaça internacional

Contudo, a gripe aviária não é apenas um problema regional. Os Estados Unidos tiveram surtos massivos de gripe aviária H5N1 em bovinos desde março de 2024, que se espalharam por mais de 200 fazendas leiteiras em 14 estados. Um grupo de pesquisa do Instituto Friedrich Loeffler descobriu que o vírus se reproduz principalmente no úbere do gado, o que leva ao declínio da produção de leite. Dentro de um ano, 15 infecções humanas com o patógeno viral foram confirmadas ( Instituto Friedrich Loeffler ).

A recomendação urgente dos especialistas é clara: devem ser tomadas medidas para conter a propagação do vírus, a fim de evitar adaptações genéticas. A situação nos EUA mostra quão perigosa a gripe aviária pode ser não só para as aves, mas também para outras espécies animais e para a saúde pública.

No meio destas circunstâncias desafiantes, é importante continuar a monitorizar de perto o desenvolvimento da gripe aviária e tomar medidas preventivas. A luta contra esta doença altamente contagiosa exige esforços conjuntos, tanto a nível local como internacional.