Descoberta de droga durante inspeção: pena suspensa para traficante polaco!
Dois cidadãos polacos foram condenados por posse de drogas em Oberhavel. Pena: 1 ano e 4 meses, possível liberdade condicional.

Descoberta de droga durante inspeção: pena suspensa para traficante polaco!
Uma verificação de trânsito de rotina perto de Marwitz em 3 de março de 2020 causou comoção. Dois cidadãos polacos foram detidos e o que os agentes descobriram fez com que as pessoas se levantassem e prestassem atenção: na mochila de um dos homens, David K., encontraram cerca de 100 gramas de cannabis e 50 gramas de cocaína. Ele não só morava na Alemanha, mas também falava alemão fluentemente e havia trabalhado como capataz em empresas de logística. Apesar de sua qualificação profissional, David K. lutou contra as sombras de seu passado - era viciado em drogas e rompeu o contato com o tráfico para começar uma nova vida.
No entanto, a sua situação de vida atual não é fácil: David K. vive em Wansleben, perto de Magdeburg, e está à procura de trabalho. Ele está sobrecarregado com dívidas elevadas, inclusive devido ao aluguel não pago dos trabalhadores polacos ali colocados. Durante uma busca no apartamento, os investigadores não só encontraram mais drogas, mas também materiais finos de traficantes, como balanças de precisão e penetras. De acordo com sua confissão em tribunal, ele aceitou até certo ponto as acusações.
O julgamento e o veredicto
Em 14 de julho de 2025, ele finalmente compareceu perante o tribunal de juízes leigos de Oranienburg. O cúmplice de David K. está sendo julgado em um caso separado. Na Alemanha, a posse de drogas, mesmo em pequenas quantidades, é proibida e está sujeita a uma legislação penal rigorosa, conforme estabelecido na Lei de Narcóticos (BtMG). O Ministério Público solicitou a pena de prisão de um ano e quatro meses, que poderá ser suspensa. Houve também uma multa de 1.500 euros.
O advogado de defesa de David K. deixou claro que a multa não se justificava dadas as dívidas existentes de seu cliente. O tribunal decidiu finalmente impor uma pena de prisão de um ano e quatro meses, dos quais três meses são considerados já cumpridos. Além disso, foi estabelecido um período probatório de três anos, sem necessidade de exigência monetária adicional.
Antecedentes e consequências da posse de drogas
Na Alemanha, o manuseamento de medicamentos é regulamentado pelo BtMG, que abrange tanto as drogas naturais como as sintéticas. Quando se trata de pequenas quantidades de drogas leves, como a cannabis, existem fatores que podem influenciar a ação penal. Os processos são frequentemente interrompidos se as pessoas afetadas não tiverem antecedentes criminais. No entanto, a situação é diferente para crimes graves – a posse de estupefacientes pode ter consequências jurídicas graves, especialmente se o crime for repetido.
Uma análise do quadro jurídico mostra que a posse de drogas pode ter impacto nas cartas de condução e noutras áreas da vida, especialmente no caso das drogas pesadas. As pessoas que estão em conflito com a lei relativa às drogas são aconselhadas a contactar um especialista em direito penal - isto muitas vezes evitará que sejam intimadas pela polícia.
Para mais informações sobre o uso de drogas e estratégias de prevenção, os interessados podem consultar o relatório anual REITOX 2024 publicado mais recentemente no site do Observatório Alemão da Droga e da Toxicodependência. Este fornece uma visão abrangente dos desenvolvimentos e medidas na área de drogas ilegais e está disponível em dbdd.de disponível.
Mais detalhes sobre as consequências legais do porte de drogas podem ser encontrados em fachanwalt.de, onde o quadro jurídico básico é claramente explicado.
O que aconteceu com David K. faz parte de um problema maior que afecta a sociedade e desencadeou discussões de longo alcance sobre as drogas, o seu consumo e as medidas para combatê-las.
Para obter mais informações sobre este caso e outros tópicos sobre posse de drogas, assista maz-online.de.