Mensageiro de drogas pego durante a fuga: operação policial dramática em Velten!
Polícia detém transportador de drogas em Oberhavel: fuga terminou em 26 de outubro após furo de pneu na A111. As investigações estão em andamento.

Mensageiro de drogas pego durante a fuga: operação policial dramática em Velten!
Um fim de semana emocionante para a polícia da região: na manhã de domingo, 26 de outubro, um suposto traficante de drogas foi detido perto de Velten. A polícia tinha um motorista de Audi à vista durante uma parada de trânsito, mas ele fugiu quando os policiais tentaram detê-lo. A fuga começou por volta das 4h na Veltener Strasse.
O condutor, de 32 anos, tentou fugir à polícia, mas a sua tentativa terminou na berma da autoestrada A111, depois de ter embatido num passeio e ter sofrido um furo. A polícia finalmente conseguiu dominá-lo. Durante a fiscalização foi constatado que o motorista dirigia sem carteira e também estava sob efeito de drogas. No veículo, os agentes encontraram não só uma quantia considerável de dinheiro, mas também uma quantidade de drogas claramente destinadas ao tráfico. A polícia o descreveu como um entregador de drogas e encerrou a investigação. O motorista foi preso temporariamente enquanto as investigações continuam para determinar a extensão de suas atividades e possíveis conexões. Esta detenção é outro exemplo dos desafios constantes na luta contra a criminalidade relacionada com a droga.
Desafios da criminalidade relacionada com drogas na Europa
A prisão do transportador de drogas de Velten é apenas a menor parte de um problema muito maior que afecta tanto a Alemanha como toda a Europa. Relatórios recentes mostram que o crime e a violência na indústria farmacêutica estão a aumentar rapidamente. A União Europeia constatou que cerca de 4,6 milhões de pessoas na Europa consumiram cocaína em 2023. A UE também comunicou uma apreensão recorde de cocaína, com 419 toneladas, quase o dobro de 2017. Estes números preocupantes têm impacto não só nas zonas urbanas, mas também nas zonas rurais, onde a criminalidade dos gangues e o abuso de drogas também se estão a tornar cada vez mais comuns.
Particularmente assustador é o aumento de drogas sintéticas altamente potentes, como o Nitazene, que é até dez vezes mais potente que o fentanil. Estima-se que estas substâncias tenham causado 7.500 mortes relacionadas com drogas em 2023. A proliferação de canabinóides sintéticos em alimentos, como as gomas de mascar misturadas com drogas, também está a conduzir a casos graves de envenenamento. Vários casos de intoxicação aguda foram registrados na Hungria em 2024.
As autoridades, incluindo o Comissário da UE, Magnus Brunner, já destacaram o aumento da violência e da corrupção associadas ao comércio ilegal de drogas. A UE está, portanto, a trabalhar numa estratégia abrangente que inclui, entre outras coisas, o rastreio dos fluxos de dinheiro e o confisco dos lucros da droga e que se destina a melhorar o controlo sobre os grandes portos de contentores.
Em resumo, o incidente em Velten mostra que o problema da droga não tem apenas dimensões locais, mas também globais. Com o aumento da criminalidade relacionada com a droga na Europa e as suas consequências devastadoras, é evidente que ainda há muito a fazer na luta contra a droga e a criminalidade.