Alarme de gripe aviária em Brandemburgo: as mortes de guindastes estão assumindo proporções dramáticas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Brandemburgo está a lutar contra a gripe aviária: mais de 1.800 grous morreram, um perigo grave para as aves domésticas e selvagens.

Brandenburg kämpft gegen die Vogelgrippe: Über 1800 Kraniche starben, akute Gefahr für Geflügel und Wildvögel.
Brandemburgo está a lutar contra a gripe aviária: mais de 1.800 grous morreram, um perigo grave para as aves domésticas e selvagens.

Alarme de gripe aviária em Brandemburgo: as mortes de guindastes estão assumindo proporções dramáticas!

A gripe aviária está actualmente a causar sérias preocupações em Brandemburgo. Em meados de outubro, mais de 1.800 guindastes perderam a vida na paisagem do lago Linum, perto de Fehrbellin (distrito de Ostprignitz-Ruppin). A situação foi descrita como dramática e espera-se que mais mortes aumentem, bem como uma rápida propagação do vírus na Europa Central. Este relatório maz-online.de.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente já identificou um risco agudo de infecção para abetardas e outras espécies de aves, incluindo aves aquáticas, corvídeos e aves de rapina. As explorações avícolas ao longo das rotas de voo das aves selvagens também estão em risco. Para contrariar esta situação, a maioria dos distritos de Brandemburgo e cidades independentes decidiram por estábulos obrigatórios, com exceção de Oderspreewald-Lausitz. Isto significa que as aves de capoeira devem agora ser mantidas em estábulos fechados ou sob dispositivos de protecção especiais.

As medidas tomadas pelo governo do estado

Por enquanto, o governo do estado de Brandemburgo não está planejando uma exigência geral de estábulos para todo o estado. A Ministra da Agricultura, Hanka Mittelstädt, baseia-se inicialmente na voluntariedade e sublinha que a exigência nacional de ter estábulos não é actualmente considerada apropriada. Em vez disso, os padrões de higiene nas empresas deveriam ser aumentados para evitar outro surto.

O próximo período de migração de aves, especialmente gansos e patos, poderá agravar ainda mais a situação. Esta gripe aviária não é um fenómeno novo, mas ocorre na Alemanha há anos e corre o risco de ser transmitida de aves selvagens para animais reprodutores. No caso de uma infestação, é prática comum que todos os animais do rebanho afetado sejam mortos. Do lado positivo, contudo, deve ser mencionado que a infecção de seres humanos só ocorre em casos muito raros.

Os desenvolvimentos em torno da gripe aviária mostram como é importante agir de forma proativa e preventiva, a fim de proteger a avicultura e, portanto, a agricultura em Brandemburgo. O foco agora é estar sempre vigilante e otimizar as medidas tomadas para enfrentar esta ameaça à saúde. Os agricultores precisam de se preparar porque, como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar!