Proteção contra gripe na secretaria de saúde: Vacine-se agora!
O Departamento de Saúde de Oberspreewald-Lausitz oferece vacinas gratuitas contra a gripe. Registro necessário!

Proteção contra gripe na secretaria de saúde: Vacine-se agora!
Na estação fria, uma importante medida profilática entra em destaque: a vacinação contra a gripe. O departamento de saúde do distrito de Oberspreewald-Lausitz oferece em Senftenberg uma série de vacinas que são de grande importância tanto para a população em geral como para certos grupos de risco. As vacinações acontecem na Großenhainer Straße 62, no 2º andar, em frente ao BTU Cottbus-Senftenberg.
O Consulta de vacinação acontece nos seguintes horários:
- Dienstag: 13 bis 17 Uhr
- Donnerstag: 13 bis 16.30 Uhr
Para melhor planear o número de doses de vacinação necessárias é necessário registo prévio. Isso pode ser feito pelo telefone 03573 870-4342, por e-mail ou por meio do formulário de cadastro no site da secretaria de saúde.
Vacinação para grupos de risco
A vacinação contra a gripe é oferecida gratuitamente em vários consultórios médicos - seja medicina geral, medicina interna ou pediatria. A STIKO, Comissão Permanente de Vacinação, recomenda a vacinação contra a gripe especialmente para:
- Personen ab 60 Jahren
- Schwangere
- Chronisch Kranke
- Bewohner von Pflegeeinrichtungen
O período ideal para vacinação é de outubro a meados de dezembro. Como a proteção vacinal se desenvolve cerca de 10 a 14 dias após a vacinação, faz sentido não esperar até pouco antes do início do inverno. No entanto, a vacinação continua a ser relevante após meados de dezembro, uma vez que o número de infeções por gripe aumenta normalmente até ao final de março.
Diferentes tipos de resfriados
Mas o que é exatamente a gripe e como ela difere do resfriado comum? O termo “gripe” é frequentemente usado de forma enganosa na vida cotidiana. Na verdade, a verdadeira gripe é causada pelos vírus influenza e normalmente apresenta sintomas como sensação súbita de doença, febre alta, dor de garganta e fraqueza extrema. Em contraste, os resfriados envolvem uma variedade de patógenos e causam sintomas mais leves, como dor de garganta e coriza, que muitas vezes não requerem tratamento melhor do que repouso e alguns remédios caseiros.
De acordo com informações de Proteção contra infecções.de Podem ocorrer complicações da gripe real, que são particularmente perigosas para pessoas com doenças anteriores, mulheres grávidas e idosos. Uma complicação comum é, por exemplo, a pneumonia, que na pior das hipóteses pode exigir tratamento hospitalar.
Transmissão e grupos de risco
Os grupos de risco, como os idosos e as pessoas com doenças crónicas, necessitam particularmente de proteção. A infecção pode ser perigosa não apenas para a pessoa afetada, mas também para aqueles que a rodeiam. Se tudo correr bem, as vacinas ajudarão a proteger a saúde da comunidade.
Adicionalmente avisa RKI.de para a vigilância, especialmente no que diz respeito a possíveis co-infecções com novos vírus, que, no pior dos casos, podem levar a pandemias de gripe através de rearranjo genético. Portanto, em última análise, é do nosso próprio interesse sermos vacinados contra a gripe - não apenas para nós mesmos, mas também para proteger os outros!
Os sites mencionados estão disponíveis para maiores informações e recomendações de vacinação. Aproveite a oportunidade e garanta a si e aos seus entes queridos a melhor proteção possível contra a gripe nesta época!