Cerimônia de encerramento do workshop de energia em Großräschen: símbolo de mudança!
Cerimônia de encerramento do workshop sobre energia em Großräschen: parte do campus IBA com fornecimento de energia neutra para o clima a partir de 2027.

Cerimônia de encerramento do workshop de energia em Großräschen: símbolo de mudança!
Um passo importante no desenvolvimento dos terraços IBA foi celebrado em Großräschen: a cerimónia de encerramento do workshop sobre novas energias. Como Corrente da Baixa Lusácia relata, a celebração ocorreu na presença da Chefe da Chancelaria do Estado, Kathrin Schneider. O objetivo do projeto é abastecer o campus para turismo, trabalho, educação, ciência e cultura com energia neutra para o clima a partir de 2027.
A oficina de energia será construída no estilo de uma oficina de vidro. Aqui, os visitantes obterão informações sobre os modernos sistemas de fornecimento de energia, como bombas de calor, resfriamento, energia fotovoltaica e tecnologia de hidrogênio. O projecto global de reconversão dos terraços IBA ascende a mais de 25 milhões de euros, dos quais mais de 8,3 milhões de euros provirão da Lei Federal de Reforço Estrutural. Esta lei apoia activamente a mudança estrutural na Lusácia, e a Exposição Internacional de Construção (IBA) de 2000 a 2010 lançou as bases para o desenvolvimento pós-carvão.
Fases de financiamento e construção
Em 7 de setembro de 2023, a Ministra Kathrin Schneider entregou à cidade de Großräschen uma subvenção adicional de 11,1 milhões de euros para a segunda fase de construção dos terraços IBA Lusácia Brandemburgo comunica. A primeira fase de construção, já implementada com sucesso, incluiu um novo centro de visitantes no valor de 2,75 milhões de euros.
A segunda fase de construção, com um custo total de quase 12,5 milhões de euros, incluirá vários edifícios: um bistro e uma sala polivalente, espaços de coworking e salas de comunicação. Além disso, a oficina de energia será construída abaixo de Victoriahöhe, a fim de abastecer o campus de forma sustentável com energia renovável. O recém-criado Lago Großräschener, que foi criado em 2007 pela inundação da antiga mina a céu aberto de Meuro, passará a fazer parte do Distrito dos Lagos da Lusácia, que liga dez massas de água.
O caminho para a neutralidade climática
Os planos da cidade de Großräschen para o campus IBA incluem uma ampla gama de espaços de coworking, restaurantes, salas de exposições e eventos, bem como locais de reunião. Em particular, um túnel de visitantes abaixo do Victoriahöhe permitirá aos visitantes vivenciar a história mineira de Großräschen. A mudança estrutural de Lausitz O projeto mostra que a Lei de Reforço Estrutural disponibilizará um total de 10,3 mil milhões de euros para apoiar o desenvolvimento estrutural até 2038.
Estes fundos são cruciais para apoiar a transição da indústria do carvão para uma base económica sustentável na região. Mas existem desafios: os municípios mais pequenos têm muitas vezes dificuldade em candidatar-se ao financiamento urgentemente necessário. A discussão sobre a mudança estrutural é intensa na região, enquanto a Comissão Especial de Lausitz para o Desenvolvimento Estrutural, infelizmente, muitas vezes não aborda adequadamente questões como o emprego industrial e o fornecimento de energia. É ainda mais importante que projetos como os terraços IBA continuem a ser promovidos como um símbolo de mudança e da força inovadora da Lusácia.