Dias memoriais em Berlim: 30 anos após o massacre de Srebrenica lembrar

Dias memoriais em Berlim: 30 anos após o massacre de Srebrenica lembrar

Em 11 de julho de 2025, será comemorado o 30º aniversário do massacre de Srebrenica, que é considerado o pior crime de guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Neste dia importante, numerosos eventos memoriais ocorrem em Berlim para comemorar as mais de 8.000 vítimas que foram assassinadas em 1995 pelas tropas do chefe do exército da Bósnia-Serbia, Ratko Mladic. É particularmente trágico que muitas das vítimas tenham sido separadas por suas famílias e enterradas em sepulturas em massa, o que significa que os parentes ainda estão procurando seus entes queridos. Em 11 de julho de 1995, a cidade de Srebrenica estava sob a proteção da ONU, mas as pessoas foram brutalmente atacadas.

O Bundestag alemão comemorará a vítima do genocídio cruel nesta sexta -feira a partir das 14h. É realizado um debate em que o governo Bundestag pede aos parlamentares que não usem o "Srebrenica Blume". Esses pinos na forma de uma flor verde-branca deveriam originalmente incorporar a memória de 11 de julho de 1995, em que o branco representa os inocentemente mortos e o verde para a esperança. Enquanto a cerimônia está planejada, as celebrações memoriais também são realizadas em Srebrenica, onde os sobreviventes e descendentes de hoje das vítimas se reúnem para lamentar e mostrar solidariedade.

Eventos Memoriais Mundiais e Significado

O dia da comemoração não é apenas comemorado na Alemanha. A Assembléia Geral da ONU decidiu que 11 de julho será reconhecido no futuro como um dia internacional para as vítimas do genocídio de Srebrenica. Essa decisão foi tomada com a maioria dos 84 votos, embora 19 estados, incluindo Sérvia e Rússia, estivessem certos. A resolução condena a negação do genocídio e a glorificação do condenado, que se tornou cada vez mais o ponto de vista de um parquet internacional.

Atualmente, existem esforços para manter a memória do genocídio, enquanto há tensões políticas, especialmente na Sérvia, que a resolução percebe como uma divisão. O presidente Aleksandar Vucic expressou sua falta de entendimento sobre o contexto político da resolução e comparou a situação com a do Holocausto.

Memória e reconciliação

A importância da comemoração se estende muito além do dia. O historiador Belma Zulic enfatiza o quão importante é lembrar as atrocidades e tornar as vozes das vítimas audíveis. Também este ano os restos de 14 vítimas foram enterrados durante as celebrações memoriais em Srebrenica, o que ilustra claramente quanto tempo leva para as famílias encontrarem o fechamento.

É um dia de dor, mas também esperança. Espera -se que cerca de 500 participantes de diferentes países se reúnam em frente ao portão de Brandenburgo para comemorar as vítimas em vigília. Na Câmara dos Deputados de Berlim, outro evento será realizado à noite sob o lema "Nossas histórias, nosso aviso. Contra o esquecimento".

O massacre de Srebrenica continua sendo um desafio central para a cultura européia de memória e a questão de lidar com o passado. Uma das principais mensagens na Alemanha e na Internacional é a esperança de paz e reconciliação na região, mas as várias perspectivas e narrativas históricas ainda são frequentemente irreconciliáveis.

Então, 11 de julho não é apenas comemorado como um dia de comemoração, mas também como um lembrete de que essas atrocidades nunca mais devem acontecer. As circunstâncias e o drama do que aconteceu em Srebrenica nunca devem ser esquecidos e esclarecer que a humanidade precisa aprender a moldar um futuro pacífico.

Details
OrtSrebrenica, Bosnien und Herzegowina
Quellen

Kommentare (0)