Tribunal anula lei de abastecimento de água: consequências para Strausberg e Erkner!
O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo declara parcialmente ilegais os estatutos de abastecimento de água da associação de água Strausberg-Erkner.

Tribunal anula lei de abastecimento de água: consequências para Strausberg e Erkner!
Numa decisão recente do Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandenburg (OVG), concluiu-se que os regulamentos que limitam as quantidades de água potável adquiridas pela Strausberg-Erkner Water Association (WSE) são parcialmente ilegais. Como relata rbb24, este julgamento ocorreu após um pedido de revisão regulatória por três proprietários de imóveis. O tribunal criticou particularmente os estatutos de abastecimento de água e descreveu-os como “muito vagos”. Existe uma total falta de uma referência clara para as quantidades de água potável concedidas, e os regulamentos exigem que os proprietários solicitem uma licença de ligação até Março de 2030, o mais tardar.
A OVG solicitou à associação que fixasse uma quantidade máxima de água potável para cada propriedade. Até que esta aprovação seja concedida, o direito de utilização deverá basear-se no consumo médio per capita, devendo a instalação de água potável servir de base para a utilização comercial. O tribunal também deixou claro que a autorização geral da associação para restringir o consumo em caso de escassez iminente de água não foi contestada. As proibições de irrigação e as restrições temporárias de utilização são, portanto, permitidas, mas devem basear-se na situação de perigo específica.
Medidas para garantir reservas de água
Para continuar a agir apesar das incertezas jurídicas, o WSE já celebrou novos contratos com novos clientes do sector doméstico privado, que prevêem um limite máximo para o abastecimento de água. De acordo com maz-online, 37 metros cúbicos de água por pessoa por ano estão previstos nestes contratos. Isto é necessário se a extracção de águas subterrâneas for ainda mais restringida. A associação também tem afinidades com empresas industriais, incluindo a fabricante de carros elétricos Tesla, com sede em Grünheide.
A situação com as reservas de água continua tensa: o WSE tem apenas permissão limitada para extrair água subterrânea e os planos existentes de uso da terra contribuem para o esgotamento destas reservas. Uma notícia esperançosa poderia ser a aprovação do Ministério do Meio Ambiente para bombear quantidades adicionais de água. No entanto, os contratos existentes ameaçam resultar em multas administrativas ou multas se a quantidade acordada for excedida, mas os cidadãos são poupados à interrupção do abastecimento de água.
Estatísticas de água potável e diferenças regionais
Como mostram as estatísticas do Ministério Federal do Ambiente, o consumo de água em Berlim, onde dois terços da água potável provém de filtrado de bancos, é significativamente mais elevado, com um consumo per capita de 110 a 115 litros por dia, do que a média nacional de 128 litros. Berlim também tem uma maior capacidade de abastecimento de água em comparação com outras regiões e poderia reabrir sistemas de abastecimento de água fechados, se necessário. As companhias de água da capital actualmente não vêem razão para limitar a quantidade de água para os consumidores finais.
Contudo, com o aumento das taxas de consumo de água nos subúrbios de Berlim, as perspectivas são tensas. Os especialistas sublinham que o uso cuidadoso da água não só serve a sustentabilidade, mas também é visto como um importante contributo para a poupança de energia, uma vez que o bombeamento de água requer muita energia. Será, portanto, emocionante ver como a situação do abastecimento de água potável irá evoluir nos próximos anos.