Julgamento contra jovem de 15 anos: planos terroristas para shows de Taylor Swift em Viena

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Diz-se que um jovem de 15 anos preparou um ataque terrorista aos shows de Taylor Swift em Viena. O julgamento começa em Berlim.

Ein 15-Jähriger soll einen Terroranschlag auf Taylor Swifts Konzerte in Wien vorbereitet haben. Prozessbeginn in Berlin.
Diz-se que um jovem de 15 anos preparou um ataque terrorista aos shows de Taylor Swift em Viena. O julgamento começa em Berlim.

Julgamento contra jovem de 15 anos: planos terroristas para shows de Taylor Swift em Viena

Um jovem de 15 anos, suspeito de ser apoiante do Estado Islâmico, está a ser julgado em Berlim desde segunda-feira, acusado de preparar um ataque terrorista. Como rbb24 relatado, o jovem teria apoiado o principal suspeito, um turco de 19 anos, que estava envolvido em ataques planejados a três shows de Taylor Swift em Viena em agosto de 2024. Esses eventos levaram ao cancelamento dos shows, que estavam planejados para um estádio lotado com até 65.000 torcedores por evento.

A decisão de cancelar ocorreu depois que autoridades do governo divulgaram planos concretos de ataque com foco no Estádio Ernst Happel. Quando o jovem de 19 anos foi preso em Ternitz, a cerca de 75 quilómetros de Viena, as autoridades encontraram substâncias químicas que poderiam ser utilizadas para fabricar explosivos. Além dele, outra pessoa foi presa em Viena cujas ligações aos planos de ataque não são claras. As autoridades informaram que atualmente não há outros cúmplices suspeitos conhecidos na Áustria.

Investigações delicadas e precauções de segurança

As duas detenções levaram ao aumento da vigilância da segurança e foram mobilizadas unidades especiais anti-terrorismo para garantir a segurança em torno dos concertos. O Chefe da Polícia Estadual de Viena, Gerhard Pürstl, observou que, embora o perigo tenha sido avaliado como mínimo, a vigilância ainda precisava ser aumentada. O vice-chanceler da Áustria, Werner Kogler, elogiou os investigadores pela sua reacção rápida e enfatizou que não queriam deixar que o seu modo de vida fosse tirado.

No contexto dos desenvolvimentos recentes, a União Europeia vê uma necessidade crescente de enfrentar a ameaça do terrorismo. Como Parlamento Europeu relatórios, a Europol recebeu inúmeras denúncias sobre conteúdo terrorista online em 2023 e já emitiu mais de 1.400 ordens de remoção. Estas medidas estão a demonstrar um sucesso inicial no combate à propagação deste tipo de conteúdos.

Atualmente não há informações sobre o acusado, de 15 anos, de que ele esteja sob custódia; ele continua foragido. O julgamento no Tribunal de Recurso de Berlim está agendado para sete dias, até ao final de agosto de 2025, embora se preveja a exclusão do público devido à pouca idade do arguido.

O cancelamento dos concertos de Taylor Swift em Viena e os desenvolvimentos subsequentes destacam a preocupação constante com a actividade terrorista a nível europeu. As próximas audiências judiciais mostrarão que outras conclusões surgirão e como se desenvolverá a situação de segurança na região.

Quellen: