Segundo turno em Eisenhüttenstadt: AfD versus SPD em 12 de outubro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Eleições para prefeito em Eisenhüttenstadt (Oder-Spree) em 28 de setembro de 2025: AfD e SPD no segundo turno, Bad Freienwalde com uma decisão estreita.

Bürgermeisterwahlen in Eisenhüttenstadt (Oder-Spree) am 28.09.2025: AfD und SPD in Stichwahl, Bad Freienwalde mit knapper Entscheidung.
Eleições para prefeito em Eisenhüttenstadt (Oder-Spree) em 28 de setembro de 2025: AfD e SPD no segundo turno, Bad Freienwalde com uma decisão estreita.

Segundo turno em Eisenhüttenstadt: AfD versus SPD em 12 de outubro!

As eleições para prefeito em Eisenhüttenstadt e Bad Freienwalde foram decisivamente moldadas no domingo. Os cidadãos tiveram a oportunidade de votar, mas acontece que as eleições em ambas as cidades não serão decididas sem segundo turno. A situação é particularmente emocionante em Eisenhüttenstadt, onde o candidato da AfD, Maik Diepold, recebeu o maior número de votos, com 37,8%. Marko Henkel, do SPD, seguiu com 26,9%.

Como nenhum dos candidatos conseguiu obter a maioria exigida de votos acima de 50%, haverá um segundo turno no dia 12 de outubro para o gabinete do prefeito. Além disso, Christian Friedrich da CDU e Jens Vowie, que concorreu como candidato individual, desistiram da disputa após receberem 20,4% e 14,9% dos votos, respectivamente. A participação eleitoral em Eisenhüttenstadt foi de 51,6% - um valor que mostra que os cidadãos estão definitivamente interessados ​​nos desenvolvimentos políticos na sua cidade. Isto está em linha com as tendências gerais na Alemanha, onde a participação eleitoral é principalmente uma medida de participação política, como explica [Statista].

Processo eleitoral em Bad Freienwalde

Em Bad Freienwalde a disputa foi menos clara no que diz respeito à distribuição de votos entre Frank Vettel (AfD) e Ulrike Heidemann (CDU). Vettel recebeu 35,8% dos votos, enquanto Heidemann estava à frente por apenas 14 votos, com 32,2%. Marco Terei, também como candidato individual, obteve 32%, pelo que aqui também é necessário um segundo turno no dia 19 de outubro. A participação eleitoral em Bad Freienwalde foi ligeiramente superior, 54,9%, e reflete o compromisso dos cidadãos com as suas preocupações locais.

Estes desenvolvimentos não são acidentais. Eisenhüttenstadt, conhecida como a “cidade modelo socialista” da RDA com uma indústria siderúrgica ainda relevante, tem uma população atual de cerca de 24.000 habitantes, o que tem uma influência significativa no discurso político da cidade. E embora a AfD tenha alcançado o seu melhor resultado na cidade nas eleições federais de Fevereiro, surge a questão de saber se este também será o caso na próxima segunda volta das eleições. Segundo [stern], os inquéritos e as tendências mostram que o interesse político entre muitos cidadãos está a aumentar devido aos recentes acontecimentos eleitorais.

Continua a ser emocionante ver se os eleitores em Eisenhüttenstadt e Bad Freienwalde conseguem mobilizar os seus votos para influenciar o cenário político das suas cidades. As eleições de segundo turno são um sinal de envolvimento dos cidadãos e mostram que cada voto conta. A participação nessas eleições poderia constituir mais um passo no sentido da participação política activa dos cidadãos.