A dramática gripe aviária ameaça o abastecimento de aves na Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A gripe aviária está a espalhar-se na Alemanha, ameaçando a indústria avícola e causando uma possível escassez de ovos e carne.

Die Vogelgrippe breitet sich in Deutschland aus, bedroht die Geflügelwirtschaft und sorgt für mögliche Engpässe bei Eiern und Fleisch.
A gripe aviária está a espalhar-se na Alemanha, ameaçando a indústria avícola e causando uma possível escassez de ovos e carne.

A dramática gripe aviária ameaça o abastecimento de aves na Alemanha!

A gripe aviária está actualmente a espalhar-se rapidamente na Alemanha e já está a ter consequências dramáticas para a indústria avícola. Alto Mercúrio Centenas de milhares de animais de criação tiveram de ser mortos, incluindo trágicos 15.000 animais numa quinta em Baden-Württemberg. Esta situação está a fazer com que a indústria avícola alemã alerte para uma possível escassez de ovos e carne de aves.

Este desenvolvimento perigoso também está a exaltar os ânimos dos criadores de aves. O presidente da Associação Central da Indústria Avícola Alemã, Hans-Peter Goldnick, pede medidas como a exigência de estábulos em todo o país, a fim de conter eficazmente a propagação do vírus, relata. notícias diárias. Outros especialistas do setor também veem a necessidade de tomar medidas imediatas para garantir a saúde dos animais e impedir a propagação do vírus. As estratégias de vacinação necessárias podem ser uma abordagem fundamental neste caso.

Situação atual e perspectivas

A situação é grave. O Instituto Friedrich Loeffler classificou atualmente o risco da gripe aviária como “alto”. Neste outono, mais de 200 mil animais, incluindo galinhas, patos e perus, foram mortos devido às infecções. Uma tendência preocupante que se explica pelo elevado número de infecções nas últimas semanas. Só em outubro, foram registrados 26 casos de infecção apenas em granjas avícolas.

A escuridão desta situação é agravada pelos comoventes relatos de aves selvagens, especialmente grous, que morreram. Cerca de 1.200 guindastes morreram no noroeste de Brandemburgo, o que levou à proibição do comércio de ovos e produtos de carne de aves. O rebanho de ajudantes que se encarrega de recolher as carcaças sofre grande desgaste mental e físico.

Impacto no mercado de Natal

Apesar da situação preocupante, a ZDG está actualmente a dar uma cautelosa autorização para a época do Natal. O abastecimento de gansos de Natal está assegurado, mas a situação é monitorizada constantemente. No entanto, o Administrador Distrital Ralf Reinhardt e outros responsáveis ​​alertam para possíveis aumentos de preços caso o número de casos não diminua e faltem medidas eficazes para conter ainda mais a propagação.

Se os políticos e as autoridades não agirem rapidamente, poderão surgir graves carências que afectarão não só a qualidade, mas também a disponibilidade de ovos e carne de aves. Isto afetaria duramente não apenas os avicultores, mas também toda a população, como mostram os relatórios Por dentro do BW fica claro. Os principais políticos e especialistas vêem a gripe aviária não apenas como uma crise de saúde, mas também como um problema estrutural que afecta a agricultura industrial.

É necessário repensar para agarrar os cavalos onde eles realmente precisam ser agarrados. A discussão sobre o futuro da avicultura na Alemanha está a assumir uma nova dimensão como resultado desta crise, e resta saber como a situação irá evoluir.