Freyenstein em transição: a reitoria da ativista dos direitos das mulheres está à venda!
A histórica reitoria de Freyenstein, cidade natal de Minna Cauer, está à venda – um lugar central na história dos direitos das mulheres.

Freyenstein em transição: a reitoria da ativista dos direitos das mulheres está à venda!
Na fronteira com Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, na pequena comunidade de Freyenstein, está à venda um edifício muito especial: a reitoria, que já serviu de berço da notável activista dos direitos das mulheres, Minna Cauer. Cauer nasceu em 1º de novembro de 1841 e viveu até 1922. Hoje a reitoria está disponível por cerca de 50 mil euros ou pode ser arrendada. A casa subterrânea com cinco cômodos foi construída em 1837 e abriga uma igreja de inverno, um café mensal para idosos e ensaios do coral infantil em um terreno de 1.900 metros quadrados. Apesar do seu valor histórico, a reitoria não está classificada, mas está inserida num conjunto urbano tombado, o que exige a coordenação dos trabalhos de fachada com a autoridade de protecção dos monumentos [maz-online.de].
A freguesia tem tentado renovar a casa desde 2018, mas estes planos falharam até agora. A superintendente Eva-Maria Menard espera atualmente que a possível venda lhe dê a oportunidade de construir um novo prédio nas traseiras do imóvel para poder manter os serviços oferecidos. Freyenstein, juntamente com Meyenburg, são particularmente destacados como pontos centrais de toda a paróquia Heiliggeist Nordprignitz, enquanto a reitoria em Meyenburg já foi amplamente renovada.
Um olhar para a história
Freyenstein sofreu um certo declínio desde a queda do comunismo, muitos dos ofícios artesanais que antes eram locais desapareceram e a população diminuiu. Fundado como fortaleza fronteiriça no início do século XIII, o local foi destruído diversas vezes. Hoje, os visitantes da área podem ver edifícios medievais, como um castelo cuidadosamente restaurado com um parque. Christine Neumann, moradora de 60 anos, orienta os interessados pela região e explica a história das ruínas que já serviram de castelo. Ela se concentra particularmente nas conquistas de Minna Cauer, que defendeu a igualdade na educação e nos salários das mulheres no jornal “O Movimento das Mulheres” (1895-1919), considerado extremamente progressista na época de sua vida, como deutschlandfunk.de acrescenta.
Apesar da importância que Minna Cauer teve para o movimento feminista, não havia lembranças na casa onde ela nasceu. As tentativas de criar um local especial de memória para o ativista não foram concretizadas. Minna Cauer era uma mulher solteira que deu um passo revolucionário quando se mudou para Paris no século XIX. As suas exigências por igualdade e oportunidades iguais para as mulheres foram inovadoras para os seus contemporâneos. Seu trabalho também pode ser visto no contexto do movimento feminino mais amplo na Alemanha, que teve seu marco decisivo com o sufrágio feminino em 12 de novembro de 1918, um evento que mudou significativamente a participação política das mulheres, como deutschland.de descreve.
Freyenstein pode parecer atrasado em alguns aspectos, mas a história de Minna Cauer e o seu incansável compromisso com os direitos das mulheres é a prova de um lugar que quer preservar uma parte da sua identidade cultural, apesar de todas as adversidades. Se a reitoria cair em novas mãos, poderá haver sinais de mudança. Ainda não se sabe se e como ele pode ser revivido. No entanto, para os interessados, definitivamente vale a pena considerar fazer parte desta história agitada.