Queda de energia em Neuruppin: a proteção contra desastres está pronta!
Neuruppin está sofrendo com uma queda generalizada de energia. Os pontos de contacto da protecção civil oferecem ajuda e cuidados importantes.

Queda de energia em Neuruppin: a proteção contra desastres está pronta!
Neuruppin está no escuro há várias horas. Graves danos à subestação regional atingiram a cidade no distrito de Ostprignitz-Ruppin e deixaram todos os usuários sem energia. As lojas permanecem fechadas, os aquecedores não funcionam e os serviços de telefonia celular e internet estão completamente indisponíveis. “É realmente crítico, as pessoas não conseguem nem fazer chamadas de emergência”, relata o prefeito Nico Ruhle. Os telefones celulares estão no limite e isso é mais do que complicado. O prefeito sugere facilitar o acesso dos cidadãos ao atendimento emergencial.
A fim de criar um ponto de contacto central nesta situação de emergência, a cidade criou um ponto de contacto para controlo de catástrofes no pavilhão desportivo do Karl-Friedrich-Schinkel-Gymnasium. Aqui, os atingidos recebem primeiros socorros, acesso a água potável e postos de recarga de celulares conectados à rede elétrica. A correria é grande e as ofertas de ajuda chegam exatamente na hora certa. Aquecedores para alimentos e bebidas quentes também estão disponíveis para evitar choques frios. Além disso, foram disponibilizados rádios digitais e telefones via satélite para garantir um canal de comunicação que atualmente dificilmente existe de outra forma.
Pronto para uma emergência
Os preparativos para esta situação de crise não são coincidência. “O estabelecimento dos nossos faróis de prevenção de desastres é uma medida geral de precaução”, enfatiza Ruhle. Um total de 18 faróis de proteção contra desastres foram instalados no distrito, que foram financiados pelo estado de Brandemburgo com mais de 2,3 milhões de euros. Neuruppin e Wittstock têm três pontos de contato cada, enquanto outras comunidades só precisam se contentar com um ou dois. Só os custos de equipamento das localidades de Neuruppin ascenderam a 390 mil euros, mas os municípios serão responsáveis por garantir a manutenção no futuro.
Os faróis e pontos de contacto serão em breve apresentados à população, certamente no dia de alerta nacional, 11 de setembro. Esses pontos de contato são importantes porque essas interrupções de energia não são observadas apenas em Neuruppin. De acordo com stromausfall.org, houve repetidas interrupções relatadas nos últimos anos - seja na forma de várias interrupções mais curtas ou de problemas duradouros.
Os perigos de um fracasso a longo prazo
À primeira vista, as consequências de um corte generalizado de energia são difíceis de imaginar. Os estudos do Gabinete de Avaliação Tecnológica do Bundestag alemão alertam que as áreas da comunicação, dos cuidados de saúde e do abastecimento alimentar, em particular, poderão ser enormemente afectadas. O Gabinete Federal de Proteção Civil e Assistência em Catástrofes (BBK) mostra que a dependência das infraestruturas críticas do fornecimento de eletricidade aumenta a cada ano. Quem teria pensado há alguns anos que tanta coisa dependeria da eletricidade?
O cenário de um corte de energia generalizado e duradouro ainda é improvável, mas não pode ser descartado. É ainda mais importante que cada cidadão tome as devidas precauções e seja informado sobre o que fazer em caso de emergência. A situação atual em Neuruppin deixa claro: nunca é uma má ideia estar preparado para uma emergência e fazer tudo o que puder para proteger a si mesmo e às pessoas ao seu redor. Esta situação mostra que o fornecimento adequado de informação vale o seu peso em ouro.