Festival de esportes inclusivos em Potsdam: estrelas e competições emocionantes esperam por você!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 30 de junho de 2025, um festival familiar inclusivo com competições, incluindo canoagem e natação, aconteceu no parque esportivo Luftschiffhafen Potsdam.

Am 30. Juni 2025 fand im Sportpark Luftschiffhafen Potsdam ein inklusives Familienfest mit Wettkämpfen, u.a. Kanu und Schwimmen, statt.
Em 30 de junho de 2025, um festival familiar inclusivo com competições, incluindo canoagem e natação, aconteceu no parque esportivo Luftschiffhafen Potsdam.

Festival de esportes inclusivos em Potsdam: estrelas e competições emocionantes esperam por você!

Uma colorida celebração familiar e competições emocionantes estavam programadas no domingo no parque esportivo Luftschiffhafen. Atletas das comunidades olímpica, paraolímpica e das Olimpíadas Especiais demonstraram de forma impressionante como a inclusão é praticada no esporte. Este grande dia foi liderado pelo SC Potsdam, que deu um contributo significativo para a realização das competições de atletismo em benefício de todos os envolvidos. Relatórios do SC Potsdam.

O foco foram esportes como canoagem, natação, atletismo e vôlei sentado. Destaque especial para o arremesso de peso das celebridades, acompanhado pela ex-campeã olímpica Katarina Witt. O SC Potsdam também esteve presente aqui: Rico Freimuth garantiu o primeiro lugar entre os homens com a distância de 18,49 metros, enquanto Kathleen Friedrich conquistou o ranking feminino com 8,60 metros. Outros participantes proeminentes foram Kevin Kuske, Conrad Schmid, Marco Huck e Ludwig Rötzscher.

Comunidade e espírito esportivo

O evento não só ofereceu atletismo, mas também um sinal de solidariedade. As velocistas do SCP Jasmin Schilling, Blanda Malou Kosubbeck, Cäcilia Weimann e Finja Schnieder mostraram a importância do intercâmbio no esporte. Além disso, a jogadora nacional Marlies Dreblow e a seleção nacional de vôlei sentado competiram entre si em uma partida emocionante. Essas experiências partilhadas promovem a inclusão e o intercâmbio, sejam quais forem ancorado nos objetivos das Olimpíadas Especiais é.

Como ficou claro no evento, a participação e o acesso às competições diferem entre as Olimpíadas Especiais e as Paraolimpíadas. Enquanto as Paraolimpíadas, que acontecerão em Paris de 28 de agosto a 8 de setembro de 2025, oferecem principalmente uma plataforma para atletas com deficiência física, as Olimpíadas Especiais têm uma filosofia mais ampla de inclusão: aqui são bem-vindas pessoas com deficiência mental e física, sem quaisquer restrições ao desempenho esportivo.

Em busca de melhorias

Apesar de todos os desenvolvimentos positivos, ainda há trabalho a ser feito. Um estudo recente da Aktion Mensch mostra que a Alemanha está aquém das expectativas no que diz respeito à implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (UN-BRK). Muitos atletas criticam as oportunidades que as pessoas com deficiência têm de participar no desporto e noutras áreas, o que indica uma necessidade significativa de acção. A exigência é normalizar a inclusão em todas as áreas da vida e derrubar barreiras. Ação Humana enfatizou que o desporto popular, em particular, desempenha um papel importante na inclusão e que também são necessárias mudanças a nível social.

Esta semana no Parque Desportivo Luftschiffhafen foi um exemplo maravilhoso de como o desporto pode construir pontes de ligação. Os eventos de sucesso não só promovem a união, mas também oferecem uma plataforma para a mudança e a inclusão, que deve ser expandida ainda mais no futuro.