Retorno dos clubes Knaack: Novo centro cultural no Mauerpark até 2030!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A nova construção do Centro Cultural Knaack em Pankow am Mauerpark está prevista para começar em 2028 e proporcionará espaço para concertos e eventos.

Der Neubau des Knaack-Kulturhauses in Pankow am Mauerpark soll 2028 beginnen und bietet Platz für Konzerte und Veranstaltungen.
A nova construção do Centro Cultural Knaack em Pankow am Mauerpark está prevista para começar em 2028 e proporcionará espaço para concertos e eventos.

Retorno dos clubes Knaack: Novo centro cultural no Mauerpark até 2030!

Em Berlin-Pankow, uma nova vida está surgindo no cenário cultural de longa data. O Knaack Club, uma instituição de diversão nocturna de Berlim, fechou as suas portas em 2010, mas agora está prestes a regressar. Finalmente foi decidido construir um novo centro cultural Knaack, que será construído na esquina da Eberswalder Straße com a Bernauer Straße, diretamente no Mauerpark. Esta decisão foi tomada pelo conselho distrital de Pankow e é o resultado de mais de dez anos de discussões. O renascimento do clube dá à cidade a oportunidade de preencher uma lacuna cultural e revitalizar a vida noturna nesta área emergente. Como o rbb24 relatado, os operadores estão cheios de entusiasmo, mas ainda há muito a ser esclarecido.

Uma olhada nos planos mostra que o novo centro cultural Knaack foi projetado para receber de 600 a 1.000 visitantes. Pretende oferecer uma oferta cultural diversificada, incluindo concertos, festas, leituras e exposições. Os operadores já investiram um número significativo de horas-homem no projeto - entre 12.500 e 13.000 horas, segundo o Cidade em desenvolvimento notas. Mas o caminho para um centro cultural maior ainda é difícil. O distrito de Pankow apoia o projecto, mas ainda vê uma “necessidade significativa de esclarecimento” relativamente aos operadores e ao conceito operacional planeado.

Obstáculos legais e protestos de bairro

O contrato de arrendamento com o distrito, que deverá ser celebrado até ao final de 2025, continua a ser um desafio. Sem isso, a construção não pode começar. Além disso, a proteção contra ruído é uma questão delicada. O antigo clube Knaack teve que fechar depois que vizinhos reclamaram do barulho. Para convencer os residentes da necessidade do centro cultural, está a ser planeado um conceito abrangente de protecção contra o ruído. A entrada do novo centro cultural ficará na lateral afastada dos prédios residenciais para evitar conflitos como este A voz do povo descrito em detalhes.

Os vizinhos locais devem ser envolvidos no processo numa fase inicial, a fim de evitar potenciais conflitos e garantir um planeamento transparente. Desta forma, os iniciadores esperam ter suficientemente em conta os interesses da vizinhança e garantir a aceitação.

Um novo distrito urbano em vista

O regresso do Knaack Club insere-se num contexto de desenvolvimento urbano mais forte, uma vez que um novo distrito urbano está actualmente a ser construído no mesmo distrito de Pankow. Um total de 8.600 novos apartamentos para até 20.000 pessoas serão construídos lá até 2029. O distrito urbano de Blankenburger Süd inclui extensos projetos de construção, incluindo escolas, áreas comerciais e atividades de lazer. A infra-estrutura de mobilidade também está a ser modernizada com novas estradas e ciclovias para promover a mudança para meios de transporte ecológicos. Embora muitos berlinenses estejam ansiosos por opções de habitação adicionais, resta saber como estes desenvolvimentos irão afectar instituições culturais como o Knaack Club.

No final, todos os envolvidos esperam que o Knaack Club abra novamente as suas portas em 2030 e se torne um centro animado da cena cultural em Pankow. Os celebrantes poderão dar as boas-vindas ao novo Knaack Club na véspera de Ano Novo de 2030 se tudo correr conforme o planejado.