Potsdam comemora as vítimas da revolta popular de 17 de junho de 1953!
Potsdam comemora as vítimas da revolta popular de 17 de junho de 1953!
Em Potsdam, a revolta popular de 1953 a partir de 1953 na RDA será amplamente reconhecida na terça -feira, 17 de junho de 2025. Por ocasião deste evento histórico, a cidade de Potsdam e o governo do estado comemoram as vítimas que foram mortas nos protestos. O prefeito Burkhard Exner falará uma saudação no Lindenstrasse Memorial às 15h. e destacar a importância básica da liberdade e dos valores democráticos. O vice -primeiro -ministro e ministro das Finanças, Robert Crumbach, mantém o discurso comemorativo e, assim, contou a memória dos eventos do então reforço.A revolta popular, que ocorreu em mais de 700 municípios, não apenas permanece viva nas mentes das testemunhas contemporâneas, mas também deixa traços profundos nos arquivos dos [arquivos federais] (https://www.bundeschiv.de/publikationsungen/publikation/---Jever Os relatórios dos eventos foram escritos pela RDA e pela República Federal e publicados em três volumes que iluminam as diferentes percepções e conseqüências da revolta. O historiador Ronny Heidenreich, assistente de pesquisa nos arquivos federais, enfatiza a rapidez com que as informações sobre a agitação vieram de leste a oeste - graças a refugiados e picos.
Uma precipitação sangrenta
O levante estava brutalmente deprimido; Os militares soviéticos e a polícia do povo procederam sem hesitar contra os manifestantes. Em Brandenburgo, onde a revolta ocorreu em mais de 150 locais, muitas pessoas foram presas. Somente no distrito de Potsdam, 215 pessoas foram presas por segurança do estado. Isso levou a um aumento notável nas medidas de monitoramento pelo doméstico da Stasi. No evento memorial, o conjunto inclusivo com a peça "Freiken" também aparecerá, musicalmente acompanhado pelo saxofonista Christian Raake para dar à vítima do passado uma voz artística.
A memória da nação
O evento memorial é uma oportunidade valiosa para todos que lidam com a história do período nazista e RDA e não querem esquecer os ensinamentos do passado. O prefeito Exner e o ministro Crumbach enfatizam que não se trata apenas de lembrar, mas também de defender a liberdade e a justiça - um apelo mais relevante do que nunca hoje. Especialmente em um momento em que muitas pessoas em diferentes partes do mundo lutam por seus direitos básicos, este dia de lembrança vem com sua mensagem à liberdade ainda mais.
A memória em 17 de junho nos oferece a oportunidade de dar uma olhada e refletir sobre o quão longe chegamos e quais desafios ainda estão à nossa frente. É um chamado urgente para proteger os valores que defenderam muitas pessoas com coragem e determinação - contra opressão, violência e injustiça.
Details | |
---|---|
Ort | Potsdam, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)