Segundo turno em Potsdam: Aubel vs. Fischer – Quem será o novo prefeito?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Votações em Potsdam: segundo turno em 12 de outubro de 2025 entre Noosha Aubel e Severin Fischer após uma emocionante eleição para prefeito.

Potsdam wählt: Stichwahl am 12. Oktober 2025 zwischen Noosha Aubel und Severin Fischer nach spannender OB-Wahl.
Votações em Potsdam: segundo turno em 12 de outubro de 2025 entre Noosha Aubel e Severin Fischer após uma emocionante eleição para prefeito.

Segundo turno em Potsdam: Aubel vs. Fischer – Quem será o novo prefeito?

Em 21 de setembro de 2025, o povo de Potsdam elegeu um novo prefeito e a votação produziu um resultado emocionante. A independente Noosha Aubel obteve o melhor resultado entre os candidatos com 26.839 votos, ou seja, 34 por cento. Nem sempre se faz a escolha certa na primeira tentativa, pois nenhum dos candidatos conseguiu obter a maioria absoluta. Portanto, haverá agora um segundo turno decisivo em 12 de outubro de 2025, no qual Aubel enfrentará o candidato do SPD, Dr. Severin Fischer, que recebeu 13.390 votos (16,9%) no primeiro turno. maz-online.de relata que o ex-prefeito Mike Schubert (SPD) foi eliminado em maio, o que tornou necessária uma nova eleição.

Um total de 142.889 residentes de Potsdam foram elegíveis para votar nesta eleição. No dia das eleições, 79.240 deles votaram, o que significa uma participação eleitoral de cerca de 55,5 por cento. Desses votos, apenas 238 foram inválidos, enquanto 79.002 foram válidos. O comitê eleitoral e o oficial distrital, Dr. Stefan Tolksdorf, anunciaram no diário oficial em 30 de setembro de 2025. Mais detalhes sobre a eleição podem ser encontrados no site da cidade de Potsdam: potsdam.de.

Os eleitores elegíveis

Para participar nas eleições, os residentes de Potsdam deveriam ter pelo menos 16 anos, ter residência principal em Potsdam e ter cidadania alemã ou da UE. Esses requisitos estão nos regulamentos de Lei eleitoral local de Brandemburgo ancorado. O direito de voto também inclui o registo automático para aqueles que se registaram em Potsdam até 42 dias antes das eleições.

Em relação ao segundo turno, as notificações eleitorais do pleito principal também foram consideradas válidas. Cerca de 27.200 documentos de voto por correspondência serão enviados aos eleitores elegíveis para garantir que todos tenham a oportunidade de votar. O posto de voto por correspondência funciona de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 18h00. e na sexta até às 14h. No último dia, 10 de outubro, o escritório também estará disponível até às 18h.

No contexto da próxima segunda volta das eleições, uma discussão ao vivo entre os dois candidatos terá também lugar no dia 9 de outubro, pelas 17h30, o que certamente proporcionará um impulso adicional à campanha eleitoral. O prefeito Burkhard Exner administrará os negócios da cidade até que o novo prefeito seja nomeado. A população de Potsdam pode estar curiosa para ver como se desenvolverão as eleições de 12 de Outubro e se o novo rosto na Câmara Municipal poderá conduzir a cidade por novos caminhos.