Turbine Potsdam se separa do técnico Kurt Russ após derrota em casa!
Turbine Potsdam se separa do técnico Kurt Russ após derrota. O treinador adjunto assume interinamente. Próximo jogo em 9 de novembro.

Turbine Potsdam se separa do técnico Kurt Russ após derrota em casa!
O clima no Portão de Brandemburgo dificilmente poderia ser mais mutável. Em 7 de novembro de 2025, será anunciado que o 1. FFC Turbine Potsdam se separará de seu técnico Kurt Russ. Isto acontece imediatamente após uma dolorosa derrota em casa por 3-1 frente ao VfL Wolfsburg II, que não só custou pontos ao clube, mas também testou a paciência dos responsáveis. O presidente Karsten Ritter-Lang expressou decepção com a perda de três pontos importantes que são urgentemente necessários na batalha contra o rebaixamento.
Kurt Russ só assumiu o comando da batalha contra o rebaixamento em outubro de 2024 e esperava uma reviravolta positiva, apesar da situação difícil após o rebaixamento no verão. O clube contou com um elenco recém-formado, mas até o momento o sucesso esperado não foi alcançado. Com apenas duas vitórias nos primeiros nove jogos, o time está atualmente na décima segunda colocação e luta pela sobrevivência no campeonato. Depois de cinco jogos sem vencer, a situação piorou dramaticamente e o Turbine está atualmente na zona de rebaixamento.
As perspectivas e os desafios
O próximo confronto contra o VfR Warbeyen acontecerá no domingo, 9 de novembro, às 14h. O assistente e treinador esportivo Patrick Ritzinger assumirá a responsabilidade interinamente, enquanto o clube está procurando ativamente por um novo treinador principal que tenha licença A. Apesar das atuações preocupantes, a direção do clube segue satisfeita com a composição do elenco. Ritter-Lang cita o índice de erros individuais como um dos principais motivos dos muitos gols sofridos e fala de uma virada emocional após a última derrota.
Uma rápida retrospectiva mostra que Russ ainda estava aplaudindo em Setembro, quando a sua equipa derrotou o SG 99 Andernach por 2-0 no Estádio Karl Liebknecht. Emilie Berhardt (62 minutos) e Rana Okuma (85 minutos) garantiram uma importante vitória em casa. Apesar do jogo agressivo e das boas chances, como o chute de Bianca Schmidt à queima-roupa, o caminho para o sucesso não foi fácil. O Andernach também teve suas chances, com Leonie Krump acertando a trave no primeiro tempo.
A criança problemática da liga
Turbine Potsdam soma atualmente seis pontos em três jogos na Segunda Bundesliga Feminina, o que parece uma pequena clareira no escuro dada a situação atual. Okuma emergiu como um dos melhores desempenhos; depois do gol no jogo contra o Andernach, ela já marcou um total de três gols nesta temporada. Mas na Bundesliga o balanço parece desolador. Dados os resultados recentes, o Turbine Potsdam deve fazer todos os esforços para evitar o rebaixamento.
A situação deixa claro: o desporto continua a ser o activo mais valioso em Potsdam. E não importa quem será o responsável pela sorte do clube como treinador no futuro, os desafios são grandes e as exigências são elevadas. Será necessária uma boa mão para sair desta situação crítica. Será emocionante ver o desempenho da equipe no domingo.