Alarme de incêndio em Karstädt: Moinho gravemente danificado pelo fogo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 23 de junho de 2025, um incêndio destruiu o moinho de grãos Avena em Karstädt, enquanto o corpo de bombeiros com 100 bombeiros lutava para combater as chamas.

Am 23.06.2025 zerstörte ein Brand die Avena Getreidemühle in Karstädt, während die Feuerwehr mit 100 Einsatzkräften mühte, die Flammen zu bekämpfen.
Em 23 de junho de 2025, um incêndio destruiu o moinho de grãos Avena em Karstädt, enquanto o corpo de bombeiros com 100 bombeiros lutava para combater as chamas.

Alarme de incêndio em Karstädt: Moinho gravemente danificado pelo fogo!

Nas primeiras horas da manhã de 23 de junho de 2025, um incêndio devastador afetou o moinho de grãos Avena em Karstädt. Às 4h30, o sistema de alarme de incêndio disparou um alarme e o corpo de bombeiros de Karstadt soube imediatamente que era necessária uma ação rápida. As chamas se espalharam rapidamente, levando o corpo de bombeiros a chamar outros bombeiros para obter apoio. Um total de cerca de 100 bombeiros estavam de serviço, incluindo vários veículos grandes com escadas giratórias. Graças ao seu empenho, o incêndio foi impedido de se espalhar para a área de produção, bem como para as fábricas adjacentes e para as instalações ferroviárias, o que significou que o tráfego ferroviário permaneceu intacto. Nordkurier relata que...

A situação era tensa, mas felizmente não houve feridos. O diretor administrativo Frank Polsterke observou que cinco dos 50 funcionários conseguiram deixar o prédio a tempo. Um bombeiro foi tratado por problemas circulatórios, o que não é incomum em condições tão desafiadoras. No entanto, o trabalho de extinção foi difícil: fortes rajadas de vento tornaram o combate ao incêndio ainda mais difícil, enquanto os comandos de drones do corpo de bombeiros de Perleberg forneceram um valioso apoio aéreo.

Causa do incêndio e possíveis conexões

Os bombeiros conseguiram evitar que o fogo se espalhasse ainda mais, mas os danos à fábrica são significativos. O teto falso e o teto do galpão da fábrica desabaram e não é possível retomar a produção por enquanto. As suposições iniciais sobre a causa do incêndio apontam para uma possível ignição de uma prensa de casca de aveia ou um raio durante uma tempestade. A polícia já iniciou investigações no local para esclarecer a causa exata do incêndio. A situação também levanta questões interessantes: De acordo com [IFS](https://www.ifs-ev.org/ Schadenverhuetung/ursachenstatistics/ursachenstatistics-brandschaeden-2024/), os incêndios em instalações de produção são frequentemente devidos a defeitos técnicos ou influências ambientais. Há lições que podem ser aprendidas com este incidente?

O incidente também lembra acontecimentos semelhantes: há poucos dias houve uma extensa operação de bombeiros numa fábrica semelhante em Essen, onde foi relatado um incêndio devido ao fumo numa parte elevada da fábrica. Neste caso, foram mobilizados mais de 50 serviços de emergência e os bombeiros conseguiram evitar algo pior sem causar feridos. Portal de imprensa fornece informações sobre o que está acontecendo em Essen.

A notícia do incêndio não afetou apenas a comunidade fabril em Karstädt, mas também lançou luz sobre a importância das medidas de proteção contra incêndio e das reações rápidas dos serviços de emergência. Resta saber com que rapidez a fábrica voltará a funcionar e que medidas serão tomadas no futuro para evitar tais incidentes.