Crise no centro de carnes de Perleberg: 150 empregos em risco!
O centro de carnes Perleberg em Prignitz está prestes a fechar. 150 empregos afetados. As condições de mercado e as pressões de custos são responsáveis.

Crise no centro de carnes de Perleberg: 150 empregos em risco!
As preocupações dos funcionários do centro de carnes Perleberg em Quitzow estão aumentando. O maior matadouro de Brandemburgo deverá ser fechado, conforme anunciou o distrito de Prignitz na quinta-feira passada. Esta decisão teria um sério impacto na região, uma vez que seriam afetados cerca de 150 empregos.
A pressão sobre a empresa é considerável. De acordo com nordkurier.de, as condições de mercado e a crescente pressão competitiva são as principais razões para este desenvolvimento. Há um ano, o centro de carnes falou em uma reestruturação necessária que afetou 160 funcionários. A empresa vê o encerramento iminente como a única solução viável para enfrentar os desafios económicos.
Causas de fechamento
A situação na localidade de Perleberg é caracterizada por diversas pressões específicas. As restrições de abastecimento a longo prazo e os factores sanitários, como os efeitos da peste suína africana e da febre aftosa, estão a exercer uma pressão significativa sobre as empresas. Além disso, o aumento dos custos de energia e logística, bem como dos salários, está a aumentar a pressão sobre a empresa. As restrições às exportações, especialmente para a China, também limitam significativamente as oportunidades de vendas.
A empresa não conseguiu implementar seus planos de expansão do abate após o fechamento parcial da seção de corte. A presidente do conselho de trabalhadores, Michelle Winkler, diz que o clima entre os funcionários é extremamente triste. As negociações estão previstas para começar no dia 10 de novembro para discutir os próximos passos. No entanto, atualmente não há uma data específica para o fechamento.
Reações e perspectivas futuras
O sindicato NGG criticou duramente o anúncio e apela à necessidade de um equilíbrio de interesses. A ministra da Agricultura, Hanka Mittelstädt, culpa a empresa por não tomar a iniciativa de encontrar investidores. Tanto o Administrador Distrital Christian Müller como o Presidente da Câmara Axel Schmidt estão preocupados com a situação actual e lamentam a falta de apoio à empresa.
No meio de acontecimentos tão dramáticos, é difícil divulgar notícias positivas. Se alguém tiver jeito para projetos criativos, uma competição para “The Sims 4” acontecerá de 30 de julho a 22 de agosto de 2025. Os participantes poderão criar vídeos que contem sua própria história sobre o livro “Forage For Desire” – os vencedores receberão recompensas atraentes, como uma viagem no valor de cerca de US$ 4.500.
Resta saber como os choques na indústria da carne irão afectar a vida quotidiana na região e se a competição criativa irá proporcionar uma distracção. Os desafios são grandes, mas a esperança de tempos melhores permanece.