Serviço de emergência em Brandemburgo: Gratuito para emergências agora!
Brandenburg garante serviços de resgate gratuitos para pacientes. Acordo alcançado entre companhias de seguros de saúde e distritos.

Serviço de emergência em Brandemburgo: Gratuito para emergências agora!
Em Brandemburgo já é oficial: quem chamar uma ambulância não terá mais que se preocupar com custos. Na segunda-feira, a Associação de Fundos de Seguros Substitutos e oito distritos de Brandemburgo assinaram um acordo para financiar o serviço de emergência. Este acordo proporciona um grande alívio – especialmente para aqueles que precisam de ajuda rápida em emergências. Espelho Diário relata que a ministra da Saúde, Britta Müller, moderou as negociações e enfatizou a importância do tema: “As pessoas devem se sentir seguras ao ligar para o número de emergência 112”.
Até agora, o pagamento das chamadas viagens incorretas, onde não há necessidade de transporte médico, tem sido uma questão controversa. Isto levou alguns distritos a pedir aos pacientes que pagassem, como foi o caso em Märkisch-Oderland. Mas, graças ao novo acordo, estes custos serão agora temporariamente suportados pelas companhias de seguros de saúde até que seja tomada uma decisão a este respeito pelo Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo. Estas incertezas causadas pelos processos em curso foram uma razão central para a escalada do conflito no início do ano, como já afirmado num relatório da General Markischen ficou conhecido.
Negociações construtivas e perspectivas futuras
O presidente do conselho distrital, Siegurd Heinze, vê o acordo como um forte sinal político e sublinha a importância do intercâmbio construtivo entre as partes. A meta até 30 de junho era encontrar uma solução para evitar avisos de custos aos pacientes. “Conseguimos chegar a acordo sobre 28 dos 30 pontos”, relata Jörg Wagner, diretor administrativo do conselho distrital de Brandemburgo, “mas as questões controversas sobre viagens erradas ainda precisam de ser esclarecidas”. Esta evolução mostra que estão a ser feitos progressos apesar dos desafios existentes.
O serviço de resgate em Brandemburgo continua gratuito para os pacientes, mesmo em tempos difíceis. O primeiro-ministro, Dr. Dietmar Woidke, e o ministro da Saúde, Müller, enfatizaram que o número de emergência 112 ainda pode ser usado sem medo financeiro. “A obrigação de paz de pelo menos oito semanas, que introduzimos a partir de 1 de abril de 2025, serviu o seu propósito, uma vez que durante este período não serão emitidos avisos de custos para operações de serviços de emergência”, afirma Müller, resumindo a situação atual.
Em Brandemburgo, um total de 14 distritos e 4 cidades independentes são responsáveis pelo serviço de resgate terrestre. Os custos incorridos para isso são geralmente cobertos pelas companhias de seguros de saúde legais. A fim de consolidar ainda mais a base financeira, os responsáveis reconheceram a necessidade de uma contabilidade de desempenho de custos transparente e que cubra os custos. Novos regulamentos de taxas já foram decididos e as actuais abordagens de contabilidade de custos estão a ser revistas para reflectir a realidade actual. Comunicado de imprensa do governo do estado confirma que estão agora a ser tomadas medidas claras para a adaptação.