Lições russas em Brandenburgo: um final triste para o idioma!

Lições russas em Brandenburgo: um final triste para o idioma!

Lübbenau, Deutschland - Em Brandenburgo, as lições russas diminuíram significativamente nas escolas. Como relatórios rbbb24, o russo da escola em loba de lobnau. A tendência é óbvia: o idioma é oferecido apenas a cada terceiro ensino médio e a cada segunda escola secundária. Há 20 anos, o russo fazia parte do currículo em 87% das escolas secundárias em Brandenburgo, agora é apenas 33% - um declínio dramático.

Nas últimas duas décadas, o número de estudantes que aprendem russo caiu por 83% em todo o país. No ano letivo de 2020/21, ainda havia 94.000 estudantes, enquanto em 1992/93 565.100 estudantes aprenderam esse idioma. É particularmente impressionante que 70% dos estudantes que atualmente estão aprendendo russos frequentam a escola nos estados federais da Alemanha Oriental. Na RDA, o russo era obrigatório e foi considerado a primeira língua estrangeira.

A mudança, é claro, após a curva

Após o turno, os interesses dos estudantes mudaram para outros idiomas, como inglês, francês e espanhol. O diretor do Paul Fahlisch-Gymnasium, Matthias Lösche, relata uma flagrante falta de interesse entre os estudantes. Então, o russo foi oferecido no nível 7, mas quase não havia classe que decidisse fazê -lo. Com a próxima aposentadoria do único professor russo da escola, o assunto agora está completamente excluído.

Uma olhada nos números mais recentes mostra outro declínio: nos últimos dez anos, o número de estudantes que aprendem que o russo caiu de 31.000 para apenas 21.600, de acordo com o Ministério da Educação de Brandenburgo. No entanto, Brandenburgo permanece informado com 20% dos estudantes que continuam aprendendo russo em uma posição superior, como [https://www.tagesspiegel.de/potsdam/landeshauptstadt/immer-weniger---renn-zschuler-die-die--die-----------

A imagem e o futuro da linguagem

Marlies Ruppel, presidente da Associação de Interesse de Brandenburgo, lições russas (BIRU), vê esperança: Segundo ela, o russo não desaparecerá completamente. Ainda existem professores de bem -estar suficientemente bem treinados. Helgard Lörcher, presidente da Associação Alemã de Professores Russos, enfatiza o problema de imagem predominante na Rússia e seus efeitos sobre os alunos. Ele descreve um círculo vicioso: sem lições, não há conhecimento da cultura russa, sem esse conhecimento, as lições russas são deixadas de fora.

O Biru faz campanha vigorosamente para a preservação da língua e cultura russa nas escolas de Brandemburgo, incluindo programas de intercâmbio e eventos para treinamento adicional. Competições de idiomas, como a Olimpíada da Rússia, acontecem a cada dois anos, com os vencedores têm a chance de se qualificar para as Olimpíadas Federais. Tudo isso deve preparar os alunos para futuras situações de conversação e fortalecer o uso do idioma em um contexto profissional.

A questão permanece como as lições russas se desenvolverão nos próximos anos. A preocupação com a futura preservação e apreciação do idioma está crescendo, enquanto o interesse dos alunos ainda é mudado.

Details
OrtLübbenau, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)