Caos no transporte local de Cottbus: inúmeras rotas de ônibus foram canceladas!
Cottbusverkehr relatou vários cancelamentos de ônibus em 7 de julho de 2025. O pano de fundo são relatos de doenças dos motoristas. Saber mais.

Caos no transporte local de Cottbus: inúmeras rotas de ônibus foram canceladas!
As rodas estão paradas em Cottbus hoje - as rotas de ônibus da cidade são enormemente afetadas. Cottbusverkehr anuncia inúmeras ausências devido a relatórios de doença de funcionários. Os passageiros têm que se preparar para as dificuldades, pois muitas conexões populares não estão funcionando. As linhas 13, 14, 15, 16, 17, 20, 33 e o serviço de substituição EV1 são particularmente afectados, todos os quais os levam em diferentes rotas pela cidade.
Muitos passageiros ficam incomodados com a falta de informações nas paradas e nos painéis. Afinal, a Cottbusverkehr já tinha apontado possíveis interrupções nas redes sociais no domingo, mas muitos dos afetados parecem não ter recebido ou visto esta informação. A empresa tenta ser mais transparente, mas a situação atual causa confusão e insatisfação.
Linhas afetadas em detalhes
- Linie 13: verkehrt zwischen Gelsenkirchener Allee, Groß Gaglow und Gallinchen.
- Linie 14: verbindet Kolkwitz mit Sachsendorf.
- Linie 15: fährt vom Bahnhof nach Sielow.
- Linie 16: startet ab Stadthalle und fährt nach Gallinchen.
- Linie 17: geht von der Schule Groß Gaglow nach Kahren.
- Linie 20: verbindet Zuschka und Döbbrick.
- Linie 33: fährt ab Gablenz.
- Ersatzverkehr EV1: nach Schmellwitz-Anger.
As falhas não são as primeiras para Cottbusverkehr. Já em 11 de outubro de 2024, ocorreram novamente perturbações massivas no tráfego urbano e regional, também causadas por falta de pessoal devido a ausências por doença. Também aqui os passageiros tiveram de se adaptar a uma série de viagens canceladas em várias linhas, incluindo vários comboios nas linhas 10, 12, 19, 42 e 43. A cidade pede a compreensão dos seus passageiros e forneceu os horários actuais e informações sobre os cancelamentos nos centros de atendimento ao cliente na principal estação ferroviária e no passeio da cidade. Atualizações frequentes também podem ser encontradas on-line no site da Cottbusverkehr e no aplicativo VBB “Bus & Bahn”, conforme relata niederlausitz-aktuell.de.
Uma olhada na falta de pessoal
As falhas de tráfego de Cottbus fazem parte de um problema maior nos transportes públicos locais em toda a Alemanha. A escassez de pessoal, especialmente para motoristas de autocarros e maquinistas de comboios, é uma das questões centrais que também pode ser sentida noutras regiões, como Nuremberga. As empresas de transporte procuram novos colaboradores para dar resposta às crescentes exigências. Até 2030, a Alemanha deverá precisar de mais 100 mil funcionários em serviços de condução, conforme destacado em um relatório publicado no br.de.
A situação actual em Cottbus reflecte-se num contexto mais amplo. A esperança de uma transição de transportes orientada para o futuro não requer apenas novos conceitos, mas também uma boa mão no recrutamento. Sem uma solução para a escassez de pessoal, os transportes públicos locais em muitas cidades parecem estar em risco de satisfazer as necessidades cada vez mais exigentes dos passageiros. Em Cottbus, tudo o que resta aos passageiros até agora é mostrar paciência e esperar uma melhoria em breve.