Novo campus em Potsdam: escala para o futuro científico e digital!
Novo campus em Potsdam: escala para o futuro científico e digital!
Em 10 de julho de 2025, a Força -Tarefa iniciou oficialmente seu trabalho para a construção de um novo campus na Universidade de Potsdam (UP) e a expansão do Instituto Hasso Plattner (HPI). Em um começo construtivo, que na Chancelaria do Estado, sob a direção do primeiro -ministro Dr. Dietmar Woidke e do professor Hasso Plattner, ocorreu as primeiras negociações preliminares começaram nos grupos de trabalho "Planejamento e construção" e "ensino e cooperação de pesquisa". Woidke não deixou dúvidas de que é o objetivo de realizar o projeto até 2035, a mais recente - para Potsdam e Brandenburg se estabelecerem como uma região científica -determinante de localização. O foco está particularmente no novo campus no Brauhausberg e na modernização dos locais da universidade em Golm e no novo palácio. Essas etapas devem não apenas estabelecer novos padrões nos locais, mas também aumentar a competitividade internacional da região. Por parte do país, a Fundação UP e Hasso Plattner, uma carta de intenção foi assinada no início de junho, que lançou as bases para essa cooperação.Cooperação e engenharia digital
A força -tarefa tem a tarefa de coordenar e promover o projeto, apoiado por representantes do governo do estado em nível ministerial, como o ministro do Interior, René Wilke, e o ministro da Ciência, Dr. Manja Schüle. O ministro das Finanças, Robert Crumbach, e o prefeito Burkhard Exner von Potsdam também fazem parte da equipe. Um objetivo central desta iniciativa é a expansão do HPI e o estabelecimento de um corpo docente conjunto de engenharia digital com o UP, o que deve contribuir para a soberania digital da Alemanha e da Europa.
O corpo docente de engenharia digital, que Hasso Plattner anunciou em junho de 2016 e fundado em 1º de abril de 2017, foi o primeiro corpo docente de uma universidade pública na Alemanha. Seu objetivo é promover a cooperação interdisciplinar e o treinamento de especialistas no campo da engenharia digital, conforme explicado no site do Instituto Hasso Plattner aqui .
Perspectivas internacionais
Outra dimensão importante desta iniciativa é fortalecer as cooperações da Universidade Internacional. As universidades alemãs, incluindo o UP e o HPI, começaram a desenvolver cada vez mais oportunidades educacionais transnacionais e, assim, a promover a internacionalização. O código para projetos universitários alemães no exterior, adotado em 2013, determina os requisitos mínimos acadêmicos e éticos claros. As universidades que ingressam voluntariamente neste código são mostradas como um parceiro sensível à qualidade e consciente da qualidade, que contribui imensamente para a rede científica , de acordo com as informações sobre a cooperação da Universidade Internacional
No geral, pode -se dizer que a formação da força -tarefa e os projetos associados fizeram um forte sinal para o futuro do cenário científico em Potsdam. A estreita cooperação entre o HPI e a Universidade de Potsdam representa não apenas para conceitos inovadores de ensino e aprendizagem, mas também para a vontade de interferir internacionalmente em pesquisa e tecnologia.
Details | |
---|---|
Ort | Potsdam, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)