Incêndio florestal em Jerischke: Brigada de incêndio luta contra o inferno em chamas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No distrito de Spree-Neiße, cerca de 50 bombeiros combateram com sucesso um incêndio florestal perto de Jerischke. Causa pouco clara.

Im Landkreis Spree-Neiße kämpften rund 50 Feuerwehrkräfte erfolgreich gegen einen Waldbrand bei Jerischke. Ursache unklar.
No distrito de Spree-Neiße, cerca de 50 bombeiros combateram com sucesso um incêndio florestal perto de Jerischke. Causa pouco clara.

Incêndio florestal em Jerischke: Brigada de incêndio luta contra o inferno em chamas!

No distrito de Spree-Neiße, mais precisamente perto de Jerischke, um incêndio florestal se espalhou por uma área de cerca de 2.500 metros quadrados. Os serviços de emergência estão ocupados porque o local do incêndio está numa área florestal de difícil acesso, o que dificulta consideravelmente o acesso e o abastecimento de água. Alto Corrente da Baixa Lusácia Cerca de 50 bombeiros de Brandemburgo e da Saxônia estão de plantão para conter o incêndio.

O incêndio ocorre repetidamente em uma área com árvores coníferas jovens, embora a causa ainda não esteja clara. No entanto, a situação é estável, pelo que está a ser realizado um trabalho de acompanhamento específico para evitar um agravamento. A brigada de incêndio também é apoiada por funcionários de uma fazenda de biomassa e de uma fábrica de vidro, que prestam uma ajuda valiosa nesta difícil situação.

Incêndios florestais na Alemanha e suas causas

O aumento dos incêndios florestais na Alemanha pode ser atribuído à secura e ao calor favorecidos pelas alterações climáticas. Estatista relata que mais de 3.000 hectares de floresta foram perdidos devido aos incêndios só em 2022, o valor mais elevado dos últimos 30 anos. Em 2023, a área afetada na Alemanha foi superior a 1.200 hectares.

As causas mais comuns são incêndios criminosos e negligência, com cerca de metade dos incêndios florestais cuja causa permanece desconhecida. Está a ser dada especial atenção às regiões de Brandeburgo e da Baixa Saxónia, que são particularmente afectadas. O que também é alarmante é que apenas 27 incêndios florestais em 2023 foram causados ​​por causas naturais, enquanto a maioria dos casos se deveu a erro humano.

Reextinguindo o trabalho e o pioneirismo

O combate aos incêndios não requer apenas reações rápidas, mas também um trabalho de acompanhamento sustentado, como observado em Nienhagen, por exemplo. Após um incêndio florestal, vários corpos de bombeiros locais reuniram-se no local para extinguir áreas que haviam incendiado novamente. O relatório da missão descreve como foi realizado um extenso trabalho de limpeza após o incêndio ter sido apagado. Várias centenas de metros de mangueira tiveram que ser transportadas para fora da floresta densa e vários equipamentos tiveram que ser limpos.

Dada a situação actual em Jerischke, é da maior importância que esse trabalho de pós-extinção seja realizado de forma eficiente, a fim de proteger os valiosos recursos florestais a longo prazo e evitar maiores danos.