Eleição para prefeito em Großbeeren: Candidatos prometem harmonia apesar das disputas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Discussão sobre a eleição para prefeito em Großbeeren: Os candidatos se apresentam, as disputas políticas moldarão a campanha eleitoral em 18 de junho de 2025.

Diskussion zur Bürgermeisterwahl in Großbeeren: Kandidaten stellen sich vor, politische Streitigkeiten prägen den Wahlkampf am 18.06.2025.
Discussão sobre a eleição para prefeito em Großbeeren: Os candidatos se apresentam, as disputas políticas moldarão a campanha eleitoral em 18 de junho de 2025.

Eleição para prefeito em Großbeeren: Candidatos prometem harmonia apesar das disputas!

Em Großbeeren, uma cidade tranquila no distrito de Teltow-Fläming, as eleições para prefeito estão chegando. Hoje, 18 de junho de 2025, ocorreu uma animada discussão entre os cinco candidatos no Fórum MAZ. Organizado pela MAZ com Nadine Pensold e Oliver Fischer como moderadores, cerca de 130 convidados puderam participar do emocionante intercâmbio. O foco foi principalmente na convivência harmoniosa, em contraste com os turbulentos últimos sete anos, marcados por conflitos, principalmente entre o ex-prefeito Tobias Borstel e os representantes da comunidade [maz-online.de].

Tobias Borstel, que até recentemente era um prefeito sem partido, encerrou tragicamente seu mandato. Ele tomou a decisão na última sexta-feira de não votar após um referendo sobre a deseleição. “O final do meu mandato não foi fácil, mas foi a única decisão certa para mim e para a minha família”, disse Borstel. Desde a sua eleição em 2018, Borstel inicialmente teve grande apoio na comunidade, mas acabou perdendo a confiança de seu grupo parlamentar do SPD e fundou o grupo parlamentar “Our Großbeeren - Your Voice” (UGDS) antes de um processo de deseleição ser iniciado, como [rbb24.de].

Os candidatos em detalhes

A diversidade concentrada de candidatos apresentou-se no fórum MAZ. Mas apesar das diferentes partes, os pontos de vista eram muitas vezes semelhantes, especialmente quando se tratava de convivência na comunidade. Klaus Meyer, da UGDS, destacou a sua experiência em aproximar as pessoas e ousou defender a sua idade: “Sinto-me jovem”, como sublinhou explicitamente. Bettina Stobbe, dos Verdes, confia nas suas “habilidades femininas” e quer construir pontes entre as diferentes facções.

Peter Silke, da AfD, com 30 anos de experiência como empresário, não se desculpou pela sua filiação partidária e rejeitou o termo “ataque à AfD”. Ele argumenta que essa filiação é irrelevante para o cargo de prefeito. Martin Wonneberger, da CDU, no entanto, enfatizou a importância das discussões factuais e a necessidade de evitar ataques pessoais. O desejo de trabalhar em conjunto entre facções enviou um sinal positivo na situação política por vezes tensa, enfatizou.

Desejos e demandas dos candidatos

Os visitantes do fórum ficaram satisfeitos com as propostas concretas apresentadas pelos candidatos. Christian Schäfer sugeriu a construção de um novo campo de hóquei, que obteve aprovação geral, enquanto Stobbe insistiu na prioridade dos parques infantis. Ao mesmo tempo, Wonneberger alertou para o declínio do cenário dos clubes sem um campo multifuncional. Parece que os candidatos têm muito planejado.

O desejo de uma campanha eleitoral harmoniosa e justa paira sobre a comunidade. Daniel Krause, presidente do conselho local, expressa claramente este desejo. Com um dia eleitoral previsto para 6 de julho, seguido de um possível segundo turno em 20 de julho, as ondas políticas em Großbeeren estão mais altas do que nunca.