Dürre em Brandenburgo: Os agricultores temem uma perda de até 80%!

Dürre em Brandenburgo: Os agricultores temem uma perda de até 80%!

Groß Machnow, Deutschland - A seca persistente em Südbrandenburg está criando agricultores como Lilian Guzmán Pfeiffer. A presidente da Cooperativa Agrícola Groß Machnow observou com preocupação como seus campos de milho e girassol secam. Desde o final de fevereiro, a região sofre de uma falta drástica de água que significa que apenas cerca de metade da precipitação usual caiu. De acordo com estimativas da Associação dos Agricultores Südbrandenburg, são possíveis falhas de colheita de até 80 %, o que é seriamente ameaçado para os agricultores.

No ano anterior, 200 hectares enormes de grãos foram destruídos por granizo antes da colheita. Os pisos arenosos são particularmente afetados, que secam ainda mais rápido devido ao calor e pelo vento. "Nada está crescendo sem água", diz Thomas Goebel, presidente da Associação de Agricultores. Esse desafio também é sério para os produtores de laticínios, uma vez que a seca afeta massivamente a colheita do alimentador.

Métodos alternativos de cultivo e irrigação

Guzmán Pfeiffer detém cerca de 100 vacas de ventosas, que geralmente pastam no pasto durante todo o ano. Nos meses de inverno, ela alimenta Hay que se colhou. Atualmente, ela também está testando o processo de estilo de faixa para mitigar os efeitos negativos da secura. Com esse método, o solo é menos perturbado, o que reduz a evaporação. Além disso, para melhorar o suprimento de água, ela cultivou o silphie misto, uma planta capaz de obter água de camadas mais profundas do solo. Para garantir a colheita, ele formou reservas do ano anterior, se a colheita for ruim este ano.

Em toda a Alemanha, a irrigação é uma questão que vem ganhando importância há anos. Em 2022, mais de 554.000 hectares de terra arável foram irrigados - um aumento de quase 50 % em comparação com 2012. No entanto, apenas 3,3 % da terra arável na Alemanha é irrigada, enquanto, em média, é de 70 %. A irrigação comum do tambor móvel tem suas vantagens, mas também tem altas perdas de água de até 40 % devido à evaporação. Por outro lado, métodos mais eficientes, como a irrigação por gotejamento, requerem instalação complexa e manutenção regular.

O futuro no sinal da mudança climática

Katrin Drastig do Instituto Leibniz de Tecnologia Agrícola e Bioeconomia vê um grande potencial para melhorar o uso da água na agricultura. A economia de água é enfatizada como um desafio central, uma vez que mais produtos agrícolas devem ser gerados com todos os litros de água. Também está previsto que as chuvas serão menos estáveis no futuro e que elas se moverão cada vez mais nos meses de outono e inverno. Os especialistas, portanto, recomendam culturas de cultivo melhor adaptadas a um clima mais quente, como milho ou quinoa. Agrostern, onde as árvores são plantadas dentro e à beira dos campos também podem ser uma solução, mesmo que haja preocupações de que isso possa dificultar o uso de máquinas agrícolas.

Enquanto os agricultores da região sofrem dessas influências climáticas extremas, Guzmán Pfeiffer permanece otimista. Ao diversificar sua produção e o uso de métodos alternativos de cultivo, ela tenta neutralizar o estresse hídrico. Como ela enfatiza: "Há algo e eu não desistirei". É uma tarefa de geração preparar a agricultura para os novos desafios climáticos e, ao mesmo tempo, garantir produtos domésticos.

No geral, a agricultura na Alemanha permanece com desafios significativos quando se trata de uso eficiente de recursos hídricos e ao mesmo tempo maximizando os rendimentos. As mudanças climáticas em andamento exigem um repensar na economia agrícola.

Para mais informações sobre o tópico, esses links podem ser visitados: maz-online.de , .

Details
OrtGroß Machnow, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)